Notícias
Adotado sistema de unificação de informações
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) adotou um novo sistema de informatização de dados, que inclui módulos como recursos humanos, protocolos, patrimônio, almoxarifado, controle de frota, contratos, planejamento, entre outros. O Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) foi desenvolvido pelo IFRN e tem sido adotado por diversos outros órgãos, na modalidade software livre, como opção para a informatização de informações.
Inicialmente, no IFCE, está em execução o módulo de protocolo que serve para o acompanhamento dos trâmites das demandas em aberto da instituição. Durante o mês de março, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) trabalhou na implantação do sistema, alimentando-o com os dados do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), que é um sistema de informações do Governo Federal utilizado para administrar os recursos humanos, o qual serve de base para o banco de dados do Suap.
De acordo com o diretor da DGTI, Joesito Brilhante Silva, os grandes benefícios do Suap estão “na agilidade e na eficiência da gestão da máquina pública, uma vez que, a partir dele, é possível ainda adotar parâmetros para análises dos encaminhamentos, das informações e dos procedimentos administrativos”. Ele conta que existe, entre os IFs que aderiram ao sistema, a análise da possibilidade do acompanhamento dos trâmites dos processos pela comunidade externa.
O Suap, que já está em execução na reitoria, será utilizado inicialmente pelos servidores do IFCE apenas na administração dos módulos de protocolo e de recursos humanos. “Já houve todo o treinamento para a equipe da reitoria e, paulatinamente, estamos treinando os demais campi para o uso”, diz Joesito, quem adianta que os módulos restantes do sistema serão implantados até o final deste exercício. Dentre os outros IFs que recepcionaram o Suap, estão o IFPI, o IFPB, o IFPE, o IFAM e o IFRS.
Deborah Susane - reitoria