Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Ações do Projeto Amigos do Mar não param
conteúdo

Notícias

Ações do Projeto Amigos do Mar não param

Mesmo em tempos de pandemia os trabalhos da equipe continuam remotamente
última modificação: 27/03/2020 12h28
Exibir carrossel de imagens Projeto Amigos do Mar

Projeto Amigos do Mar

O trabalho em prol do meio ambiente realizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) não para, mesmo em tempos de pandemia. Observando os cuidados relacionados ao isolamento social, a equipe responsável pelo Projeto Amigos do Mar, do campus de Paracuru, tem intensificado as reuniões por videoconferência a fim de planejar as futuras atuações.

O projeto iniciou em 2018 com uma ideia da professora Luciana de Castro da disciplina de Educação Ambiental do campus. “Resolvemos fazer um mutirão de coleta de resíduos nas praias e nos surpreendemos com a quantidade de lixo encontrado. Inclusive uma corda laranja que acabou virando o símbolo do projeto”, diz Luciana que também coordena o programa.

O Amigos do Mar tem como fundamento o desenvolvimento de atividades de educação ambiental incluindo a promoção de mutirões de limpeza das praias do município de Paracuru. Incialmente, contava com estudantes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do campus, mas cresceu e passou a envolver todos os cursos da unidade, incluindo os técnicos.

Tanto a formatação do calendário de atuação quanto a avaliação dos resultados do que já foi executado estão em pauta nesse período de reuniões remotas. Inclusive, a equipe está tabulando os dados dos questionários aplicados recentemente com usuários das praias de Paracuru, quer sejam pescadores, turistas, banhistas e comerciantes.

“Em fevereiro e março fizemos uma pesquisa com esses públicos para compreender a relação deles com o meio ambiente. Queremos verificar como compreendem a necessidade da educação ambiental e de que modo percebem o prejuízo dos resíduos para os mares e também para os seres humanos. O estudo dará respostas de como alinharmos nossas ações”, diz Luciana.

Luciana explica como tem sido mantida essa atuação mesmo no período de confinamento por conta do Covid-19: “Realizamos reunião toda segunda-feira via WhatsApp para deliberar algumas ações do projeto obedecendo a orientação de isolamento social. Os integrantes montaram uma agenda entre eles para manter o Instagram do projeto com informes sempre atualizados”.

No Instagram, os internautas podem verificar dicas de leituras sobre meio ambiente, visualizar vídeos com a temática, além de participar de enquetes. Todas as terças-feiras podem também obter informes especiais sobre o momento mundial de combate ao novo coronavírus. A manutenção da página é frequente e envolve a todos na questão da preservação ambiental.

Além de promover uma cultura em prol do meio ambiente, o projeto Amigos do Mar vai além com a doação dos materiais coletados a grupos de famílias de catadores do município de Paracaru. “As coletas dos mutirões duram apenas uma hora e, desde que virou efetivamente um projeto, já acumulou mais de 450 quilos de resíduos que foram integralmente doados”, completa Luciana.

Imagem: Primeira ação, antes de virar projeto Amigos do Mar, já surpreendeu a equipe pela quantidade de resíduo coletado das praias de Paracuru .

(Foto: arquivo pessoal/Luciana)