Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Adiada exposição sobre identidade negra e indígena
conteúdo

Notícias

Adiada exposição sobre identidade negra e indígena

CULTURA

Exposição seria aberta nesta segunda-feira, 16, mas foi suspensa devido à pandemia de covid-19
última modificação: 16/03/2020 18h31
Divulgação Neabi Fortaleza Peça da exposição "A Cara Negra e Indígena".

Peça da exposição "A Cara Negra e Indígena".

A abertura oficial da exposição fotográfica que representa a identidade negra e indígena do Instituto Federal do Ceará (IFCE) foi adiada devido à suspensão das atividades acadêmicas da instituição, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Nova data para o evento será divulgada em momento oportuno.

O evento ocorreria nesta segunda-feira (16/03), às 15h, no Memorial do IFCE. A exposição “A cara negra e indígena do IFCE: empoderamento e protagonismo” já teve iniciadas as visitações, no mês de fevereiro.

Com o objetivo de refletir sobre o empoderamento e o protagonismo de alunos, servidores e colaboradores negros e indígenas a partir da fotografia, a ideia da exposição começou há dois anos quando alunos e colaboradores de ações de pesquisa e de extensão do campus de Fortaleza do IFCE foram convidados a fotografar grupos autodeclarados negros, quilombolas e povo de terreiro, além de indígenas da instituição.

As imagens compiladas retratam as histórias de resistência, de autorreconhecimento e de empoderamento dessas pessoas integrantes do IFCE. As fotografias apresentam a pluralidade dos negros e indígenas que compõem a instituição, propondo a construção de um espaço de integração a partir do diálogo, da reconexão, do autorreconhecimento e do protagonismo desses públicos. 

Estando em sua segunda edição, a exibição fotográfica é uma realização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e do Laboratório de Fotografia do campus de Fortaleza do IFCE, estando sob a coordenação dos professores Anna Érika Lima, Wendek Medeiros e Cecília Calaça.