Você está aqui: Página Inicial > Limoeiro do Norte > Notícias > Semana da Alimentação obtém apoio em edital do Consulado da França

Semana da Alimentação obtém apoio em edital do Consulado da França

Evento científico

última modificação: 10/06/2022 12h23

A Semana da Alimentação do IFCE campus de Limoeiro do Norte teve projeto aprovado no edital do Consulado Geral da França, em Recife. O certame tem o objetivo de apoiar o debate de ideias e eventos científicos organizados no Nordeste do Brasil que impliquem na participação de personalidades científicas e universitárias francesas. Confira o resultado do edital: AQUI.

O apoio do edital será por meio do financiamento das passagens aéreas do professor/pesquisador francês que virá participar da Semana da Alimentação, em Limoeiro do Norte (CE). A pesquisadora que participará do evento será a professora Giana Almeida Perré, que é franco-brasileira, e trabalha na AgroParisTech, em Massy.

Partiu da professora Virna Farias a ideia de inscrever o projeto da Semana da Alimentação no edital do Consulado Geral da França. "No final de 2021, participei de uma formação num programa da Embaixada da França no Brasil em parceria com o CONIF, o FRANMOBE (Francês para Mobilidade Estudantil). Desde então venho acompanhando as redes sociais da Embaixada, e, em março, vi uma postagem sobre um edital do Consulado da França, para apoio a eventos científicos no Nordeste. O evento poderia ser de qualquer área. Logo me lembrei da Semana Alimentação", explica a docente.

Ao tomar conhecimento do edital, a professora levou a ideia para uma reunião do curso Tecnologia em Alimentos, que contou com apoio dos demais colegas para submissão do projeto. Além de Virna, estiveram à frente da escrita do projeto, para submissão ao edital, as professoras Mayara Salgado e Renata Chastinet. Ressalta-se que todos os professores do curso Tecnologia em Alimentos fazem parte da comissão de organização da Semana da Alimentação.

O evento é realizado desde 2009, com o objetivo de discutir e divulgar os conhecimentos relacionados à Tecnologia em Alimentos, em consideração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. "A cada ano buscamos mais inovação para o evento, de forma a levar mais conhecimentos para nossos alunos e para a comunidade. Pensei que a presença de professores/pesquisadores de uma instituição francesa no nosso evento, no nosso campus, seria algo muito enriquecedor em termos de compartilhamento de conhecimentos e de futuras parcerias.", reforça a professora Virna. A expectativa é que a Semana da Alimentação, deste ano, ocorra nos dias 25 a 27 de outubro.

Diogenilson Aquino - campus de Limoeiro do Norte