Você está aqui: Página Inicial > Limoeiro do Norte > Notícias > PGTA aprova projeto na Chamada Proinfra 2023 da Finep
conteúdo

Notícias

PGTA aprova projeto na Chamada Proinfra 2023 da Finep

Investimento

Previsão é receber quase 4,4 milhões para a aquisição de equipamentos
última modificação: 10/12/2024 19h53

A equipe do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos (PGTA) comemora a aprovação de projeto junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT – INFRAESTRUTURA DE PESQUISA – PROINFRA 2023 - Expansão.

Com a aprovação do projeto, o PGTA tem a previsão de receber recursos financeiros no valor de quase 4,4 milhões para a aquisição de equipamentos para os Laboratórios de Análises Instrumentais de Alimentos e de Bioquímica de Alimentos.

A equipe do projeto é composta por pesquisadoras do IFCE campi de Limoeiro do Norte e de Sobral: Renata Chastinet Braga, Daniele Maria Alves Teixeira, Maria Aparecida Liberato Milhome, Marlene Nunes Damaceno, Mayara Salgado Silva, Séfura Maria Assis Moura, Virna Luiza de Farias, Jessica Maria Silva Sousa e Mayra Cristina Freitas Barbosa.

Com o título "Excelência em Alimentos – Fortalecendo a pós-graduação no interior do Ceará", o projeto tem como objetivo consolidar a pesquisa e a pós-graduação na área de Ciência de Alimentos, especificamente no Campus de Limoeiro do Norte do IFCE. Isso será alcançado através do aprimoramento da infraestrutura de laboratórios e da promoção do uso compartilhado desses recursos. O impacto esperado inclui a melhoria da qualidade das pesquisas, o fortalecimento do mestrado em Tecnologia de Alimentos, a expansão da pós-graduação e a prestação de serviços técnicos à comunidade local, regional e nacional.

De acordo com a Coordenadora do PGTA, professora Aparecida Milhome, "esse projeto vai permitir tanto a expansão da infraestrutura dos laboratórios, com a aquisição de equipamentos, quanto a internacionalização do PGTA, com a melhoria dos espaços e ambientes para receber os pesquisadores visitantes bolsistas, ano que vem. A perspectiva é avanços nas pesquisas, fortalecendo as linhas de pesquisa do Mestrado, tanto a parte de inovação de produtos alimentícios quanto a de segurança alimentar".

Os recursos financeiros para a aquisição dos equipamentos será possível por conta de suplementação da Chamada PROINFRA 2023 - EXPANSÃO. Com aporte de mais recursos, o MCTI/FINEP apoiará mais 93 subprojetos (dentre eles o do PGTA), que haviam sido recomendados, mas que não foram contemplados, devido ao limite orçamentário inicial da Chamada.

Diogenilson Aquino - campus de Limoeiro do Norte