Notícias
Pesquisa busca melhoria na produção de energia solar
INTERCÂMBIO
O professor Marcello Anderson está pesquisando a utilização de redes neurais artificiais na previsão climática que interferem na produção de energia solar. A pesquisa faz parte do seu projeto de doutorado, desenvolvida em intercâmbio na Espanha, na Universidade de Cádiz.
Baseado no crescimento da exploração da fonte solar, a ideia é desenvolver técnicas próprias para o uso de redes neurais artificiais (RNAs) na previsão de disponibilidade de recurso (raios solares), como forma de contribuir com a diminuição dos erros de previsibilidade, reduzindo os seus impactos nos custos de produção.
“Nós vamos coletar dados de irradiância solar e temperatura no Brasil e na Espanha. Em posse das RNAs e seus resultados, a pesquisa, em seu caráter inovador, propõe o desenvolvimento da integração dessas RNAs, onde a partir do comitê formado pelas redes, espera-se que os erros de previsão sejam diminuídos”, explica.
A orientação é feita pelos professores Paulo Carvalho e Arthur Braga, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e pelo professor Luis Ramírez, da Universidade de Cádiz (UCA).