Você está aqui: Página Inicial > Limoeiro do Norte > Notícias > Pesquisa analisa produção de maracujá no semiárido
conteúdo

Notícias

Pesquisa analisa produção de maracujá no semiárido

Estudo em Limoeiro

Resultados apontam adaptação da variedade Catarina ao clima do Ceará
última modificação: 26/05/2023 15h45

Pesquisadores do IFCE campus de Limoeiro do Norte estão avaliando a produção do maracujá SCS Catarina no Ceará. O estudo analisa a adaptação da variedade da fruta às condições de clima e solo do semiárido nordestino. O professor Cleilson Uchoa explica que o objetivo da pesquisa é "obter informações sobre a fonologia dessa variedade nas condições do semiárido".

A nova variedade, produzida em Santa Catarina, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), vem se destacando no mercado nacional devido à qualidade de seus frutos, por serem grandes e resistentes ao transporte, em virtude da casca grossa e de maior resistência a doenças.

O plantio das sementes, semeadura das mudas e acompanhamento da cultura são realizados por estudantes do curso bacharelado em Agronomia, com a orientação do professor Cleilson Uchoa, na Unidade Experimental de Pesquisa e Ensino (UEPE).

RESULTADOS

A pesquisa já demonstra a adaptabilidade do maracujá Catarina ao nosso clima, considerando os resultados obtidos com o plantio das mudas na área experimental em setembro de 2022 e o início da produção de frutos em março de 2023, ou seja, com apenas 7 meses após o seu plantio. "Os resultados já apontam para uma produção mais rápida e em maior quantidade de frutos, comparado a variedade de maracujá redondo amarelo, que é o mais comum e plantado", acrescenta Cleilson.

A próxima etapa da pesquisa prevê a verificação da durabilidade da fruta no campo. O experimento será conduzido por mais 2 anos. Após este período, os pesquisadores apresentarão um sistema de manejo nas condições do semiárido.

Diogenilson Aquino - campus de Limoeiro do Norte