Notícias
Limoeiro realiza debate sobre saúde mental
Qualidade de vida
“Precisa melhorar. O modo como nos tratamos e cuidamos um do outro... melhorar de algum jeito”. Essa é uma frase de um personagem da série 13 Reasons Why, baseada no livro de mesmo título, do autor Jay Asher. Essa frase nos remete à preocupação de como estamos nos relacionando conosco e com o outro.
Seguindo essa linha, hoje (18/4), o campus de Limoeiro do Norte realizou uma palestra sobre Saúde Mental, em alusão ao Dia Mundial da Saúde. A atividade é uma ação conjunta do Programa Qualidade de Vida (PQV) e do setor de Assuntos Estudantis.
O tema foi evocado pela professora Benigna Soares, para promover uma “reflexão sobre o nosso próprio comportamento, nossas atitudes e ações. Pela Teoria do Caos, por mínima que seja, uma atitude insignificante, dependendo do tempo e das condições, poderá se tornar um grande problema depois”.
“Essa recente série traz temas muito polêmicos, como bullying, suicídio e outras violências. Por isso, tivemos o cuidado de trazer essa discussão para nossos jovens. A ideia é disseminar a reflexão sobre: você está fazendo o que realmente pode fazer por si e pelos outros?”, explicou Benigna.
O debate sobre saúde mental foi conduzido pelo psicólogo Ricardo Rilton. Ele destacou a busca pelo equilíbrio emocional, qualidade de vida e bem-estar. “Sempre que o indivíduo apresentar algum sinal de transtorno psicológico, precisa procurar apoio, principalmente de especialistas. Problemas como ansiedade, estresse, depressão, precisam ser tratados”, acrescentou.