Notícias
Limoeiro do Norte encerra II Semana de Agroecologia
Semiárido Sustentável
O campus de Limoeiro do Norte do IFCE teve uma semana repleta de atividades com discussões sobre produção agrícola sustentável no semiárido. Os debates fizeram parte da II Semana de Agroecologia, que iniciou na última segunda-feira (19) e encerra sua programação hoje (23).
A segunda edição do evento tem como tema “Semeando ideias para um semiárido sustentável” e está debatendo tecnologias agroecológicas para uma agricultura sustentável no semiárido. A realização é do Centro Acadêmico do curso de Agronomia, com apoio da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil.
O presidente do Centro Acadêmico, o estudante Alexandre Caique, do 8º semestre de Agronomia, explicou que o tema foi escolhido para fomentar a agricultura familiar na região, em virtude desse último período de seca. “A gente percebeu a necessidade de discutir, com a população, agricultores e empresários da região, técnicas de produção sustentáveis, com base na agroecologia. Isso porque a agroecologia leva em conta o ambiental, o social, o econômico e o cultural, resgatando a cultura dos povos”, reforçou.
Convivência com o semiárido
Como a região semiárida do Nordeste brasileiro apresenta condições climáticas e naturais peculiares, é preciso que o homem do campo aprenda a conviver com essas adversidades.
O pesquisador André Passos, da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), comentou como é importante que os agricultores lancem mão de práticas sustentáveis para a convivência com o semiárido. “A convivência com o semiárido é a certeza que nós temos de que não vamos conseguir mudar a natureza. Ou seja, conviver bem com o semiárido é estocar água, estocar alimentos para os animais, de modo a dar continuidade à atividade produtiva no período de estiagem”, acresentou.
Programação
A Semana de Agroecologia contou com uma programação variada, com palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos sobre práticas agroecológicas sustentáveis. Na abertura do evento, o destaque ficou com a Feirinha de Agricultura Familiar e Exposição Fotográfica.
Na manhã do último dia, ocorreu palestra sobre Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido, e oficinas sobre plantas ornamentais e sabores e receitas com cactáceas e outros frutos exóticos da caatinga. O encerramento está marcado para hoje à tarde, às 13h30, com a mesa redonda sobre Agroecologia para o Futuro.