Você está aqui: Página Inicial > Limoeiro do Norte > Notícias > Limoeiro do Norte avança nos projetos de extensão

Limoeiro do Norte avança nos projetos de extensão

Ações envolvem diretamente a comunidade da região
última modificação: 05/09/2016 09h51
Moradores de Limoeiro do Norte são atendidos pelos projetos de extensão do campus (Foto: Arquivo)

As atividades de extensão do IFCE estão avançando anualmente, traduzindo o compromisso da instituição com esse tipo de ação, que envolve a comunidade, além de alunos e servidores. O campus de Limoeiro do Norte é um desses exemplos. Entre 2013 e 2016, a unidade passou de 3 para 28 projetos na área.

Considerando somente as aprovações nas edições do Programa de Apoio a Projetos de Extensão do IFCE (Papex), da Pró-reitoria de Extensão, o número mais que triplicou. Ao todo, foram captados, somente no último edital, quase R$ 78 mil em bolsas para os estudantes e custeio dos projetos. A expressão obtida no Papex, nos últimos anos, comprova a importância com que vem sendo tratada a extensão no campus.

“É o reflexo da ação de vários servidores do campus, tanto docentes quanto técnicos administrativos, que enxergam na extensão a possibilidade de beneficiar a população do entorno com o conhecimento gerado pelas pesquisas e tratados no ensino”, avalia o professor Sildemberny Santos, chefe do Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. “São muitos os desafios na extensão que, em vez de serem temidos, devem ser enfrentados com suor, criatividade, conhecimento”, completa.

Eis os projetos atuais:

• Projeto Entrelaçados
• Revitalização da citricultura no Vale do Jaguaribe
• A prática da carcinicultura – diagnóstico situacional e informes de boas práticas em Jaguaruana
• Perfil nutricional e educação alimentar na promoção da saúde de pré-escolares frequentadores de uma creche
• IFCE comunidade
• Produção e conservação de cultivares crioulas de feijão irrigados com efluente aquícola
• Orientação das boas práticas de fabricação em estabelecimentos alimentícios no município de Jaguaruana

Luís Carlos de Freitas – Reitoria