Você está aqui: Página Inicial > Limoeiro do Norte > Notícias > Ex-aluna realiza sonho de aprovação em mestrado
conteúdo

Notícias

Ex-aluna realiza sonho de aprovação em mestrado

Novos horizontes

Egressa de Educação Física reconhece contribuições da formação no Instituto
última modificação: 03/02/2017 12h08
Arquivo pessoal Neurivânia Moreira concluiu a licenciatura em Educação Física no primeiro semestre de 2016, no campus de Limoeiro do Norte

Neurivânia Moreira concluiu a licenciatura em Educação Física no primeiro semestre de 2016, no campus de Limoeiro do Norte

O que o curso técnico em Agropecuária e a licenciatura em Educação Física têm a ver? Para muitos não há possíveis ligações entre os cursos, mas para Neurivânia Moreira da Silva foram as formações que contribuíram para sua aprovação no mestrado acadêmico em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Neurivânia ingressou no campus de Limoeiro do Norte no curso técnico em Agropecuária. Após a conclusão do curso, ela pretendia dar continuidade aos estudos na área, com o bacharelado em Agronomia. Todavia, quando participou do Sisu, as vagas ofertadas pela unidade eram em Nutrição e Educação Física. “Manifestei meu interesse em ambos e fui aprovada para Educação Física. Foi passando os semestres e eu fui me envolvendo e gostando da área e acabou que desisti de solicitar a migração de curso”, comenta.

Um sonho

Enquanto cursava Educação Física, Neurivânia se recordou de um sonho antigo. “Por ser uma licenciatura, o que mais me encantou foi a possibilidade de trabalhar a formação cidadã do indivíduo. E, apesar de ter interesse em outro curso, meu sonho sempre foi lecionar. Então me identifiquei com o curso nesse aspecto e hoje sei que estou no caminho certo.”, explica.

Agora seguindo a mesma direção do seu sonho, a egressa de Educação Física vai cursar em março o mestrado acadêmico em Educação e Ensino da Uece, na linha de pesquisa Educação, Escola, Ensino e Formação Docente. “Passar em um mestrado é outro sonho que realizo. O contato com o curso e com os professores, no campus de Limoeiro, me fez ter ainda mais convicção disso”, aponta.

Contribuições do IFCE

Ela dedica sua aprovação no mestrado a todos que contribuíram com sua formação no Instituto Federal do Ceará. “As atividades de pesquisa e ensino foram as que mais contribuíram. A pesquisa é estimulada durante todo curso por meio da construção trabalhos científicos. Enquanto o ensino tem estímulo por meio dos estágios, que são componentes da matriz curricular do curso.”, observa Neurivânia, que também foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID), durante dois anos, e monitora da disciplina de Fundamentos Sociológicos da Educação Física.

Após concluir Educação Física no primeiro semestre de 2016, Neurivânia só tem boas lembranças do curso e da instituição. “Minha formação foi muito rica em termos de conhecimento. O quadro docente é composto por professores capacitados, que ao longo do curso se tornaram referências para mim. A matriz curricular do curso atende a todos os requisitos essenciais para formação de um profissional na área escolar. O curso tem um enfoque muito pedagógico, no intuito de inserir o aluno no ambiente escolar. Além disso, prepara para pesquisa, estimulando na formação do professor-pesquisador”, avalia.

Novos caminhos

Para a ex-aluna, o mestrado será uma oportunidade de novos desafios, aprendizados e conquistas, rumo à descoberta de novos horizontes. “Minha maior motivação é a possibilidade de continuar aprendendo, me capacitando para atuar de forma consciente e crítica no mundo profissional, buscando através do conhecimento agregar valores à vida das pessoas”, acrescenta.

Para finalizar, Neurivânia deixa um recado pata todos os estudantes do IFCE. “Não deixem de acreditar em seus propósitos e busquem acima de tudo fazer o que se propôs com esmero e dedicação”, conclui agradecendo à família, ao Instituto Federal - campus de Limoeiro do Norte e aos professores do curso de Educação Física.