Notícias
Evento debate sistemas integrados de produção agropecuária
No Semiárido
O campus de Limoeiro do Norte promove a segunda edição do Simpósio de Planejamento e Gestão Aplicado à Agropecuária (Simplag). Este ano a programação está voltada para debater, durante dois dias (7 e 8 de outubro), os sistemas integrados e reservas de produção agropecuária.
A iniciativa é uma realização do Núcleo de Estudos em Planejamento Agropecuário (Neplag), em parceria com Embrapa Caprinos e Ovinos, Governo do Estado do Ceará, Ematerce e UFC.
O evento tem o objetivo de disponibilizar novos conhecimentos ao setor de produção agropecuária, por meio de soluções científicas e tecnológicas para as demandas do setor. “Como uma característica dos Institutos Federais é estar próximo à sociedade, nós procuramos ouvir as demandas do setor produtivo para que nossas pesquisas gerem melhorias práticas”, explicou o professor Rodrigo Gregório, coordenador do Núcleo de Estudos em Planejamento Agropecuário (Neplag).
O professor acrescentou que o IFCE trabalha na difusão do conhecimento científico e tecnológico, inclusive com a formação de profissionais qualificados para o mercado. “Para resolver os problemas do setor produtivo, é preciso conhecer os sistemas de produção e, para isso, o evento vem trabalhar planejamento e gestão em resposta a esses gargalos”, concluiu.
Programação
No primeiro dia, a programação conta com palestras, realizadas nesta sexta-feira (7/10), sobre as relações do solo com os sistemas integrados de produção no semiárido, com Arilene Franklin Chaves, professora do campus de Limoeiro; uso do plantio direto nas condições de semiárido, com Carlos Chioderoli, professor da UFC; potencial e limitações do uso de sistemas integrados de produção, com João Kluthcouski, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão (GO); oferta de forragem e demanda de reserva de alimentos volumosos, com o professor Magno Cândido, da UFC.
No segundo dia (sábado – 8/10), a dinâmica será por meio de dia de campo, para abordar sete temas, em estações da Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus de Limoeiro do Norte, Perímetro de Irrigação Jaguaribe Apodi. Na visita à área experimental, os participantes terão noções sobre manejos de culturas agrícolas, reserva e planejamento alimentar para os rebanhos, controle de pragas na lavoura e as possibilidades de mecanização do trabalho.