Notícias
Estudantes de Limoeiro retornam de intercâmbio acadêmico
Programa IFCE Internacional
O IFCE campus de Limoeiro do Norte recepciona as duas estudantes que estavam no intercâmbio acadêmico, pelo programa IFCE Internacional. As discentes passaram uma temporada de seis meses em outro país, de fevereiro a julho, com todas as despesas custeadas pelo Instituto Federal do Ceará.
A estudante Darliane da Silva Lima, do curso Tecnologia em Saneamento Ambiental, teve sua estadia no Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Já Emanuela Almeida Gurgel Oliveira, do curso Licenciatura em Educação Física, ficou na Universidad Nacional de Villa Maria, na província de Córdoba (Argentina).
Emocionada, Darliane Lima relata que a experiência em Portugal superou todas as suas expectativas. "Me proporcionou um crescimento tanto profissional quanto pessoal, onde tive contatos com vários acadêmicos, professores, doutores, pesquisadores. O que eu aprendi lá vai servir aqui com certeza, um aprendizado que vai servir pro resto da minha vida.", acrescenta.
Apesar do idioma ser o mesmo, no começo, Darliane teve dificuldades com a rapidez na fala e algumas palavras e expressões da Língua Portuguesa falada no país europeu. Nada que a impedisse de desbravar novo lugares, já que a discente conciliou estudo com passeios por noves cidades de Portugal e viagens por outros três países da Europa (Itália, França e Espanha). "Viver em Portugal me permitiu uma imersão cultural enorme, conheci os costumes, a cultura, aprendi novos idiomas, pude me comunicar com outras pessoas de outros países, outras línguas, oportunidade de fazer amizades. Essa experiência ampliou meus horizontes para tudo.", complementa.
Depois do intercâmbio na Argentina, a aluna Emanuela Gurgel já planeja novas viagens por países americanos de Língua Espanhola. "Quero melhorar meu Espanhol, foi uma experiência incrível de conhecer outro idioma, de escutar e vivenciar todos os dias uma nova língua. Pretendo conhecer outros países, me incentivou bastante essa experiência de ter conhecido alunos do México e da Colômbia, o pouco que eles falaram da cultura deles me deixou com muita vontade de conhecer", explica.
Emanuela foi a primeira discente do IFCE a fazer intercâmbio no país vizinho. Além de Villa Maria, onde ficou residindo, a estudante também conheceu outras cidades argentinas, que deixaram-na cada vez mais encantada pela Argentina. "Foi uma experiência maravilhosa, de grande desenvolvimento pessoal, profissional, cultural, porque é um novo mundo. Quebra de estereótipos, por conta da rivalidade entre Brasil e Argentina, mudou totalmente a minha perspectiva. Os argentinos são pessoas acolhedoras, simpáticas e gentis. A Argentina é um país muito lindo, as pessoas são muito família, isso eu admirava bastante", conclui.
O Programa de Bolsas IFCE Internacional tem a missão de oportunizar e internacionalizar estudantes destacados por meio do mérito acadêmico, sendo selecionados também pelo perfil econômico. A fim de intensificar as atividades já desenvolvidas com instituições de ensino estrangeiras parceiras do IFCE, os discentes selecionados são enviados para cursar um semestre acadêmico em universidades e institutos em outros países. O programa de bolsas existe desde 2012 e custeia as despesas obrigatórias com passaporte, visto, seguro-saúde, acomodação, alimentação e material didático.
Diogenilson Aquino - campus de Limoeiro do Norte