Notícias
CIDs formam jovens de Limoeiro em informática
Extensão
Os CIDs possibilitam o primeiro contato com computadores para moradores de comunidades afastadas da sede do município.
O campus de Limoeiro do Norte formou cerca de 50 crianças e adolescentes com o curso Informática Básica, ofertado por meio dos Centros de Inclusão Digital (CIDs). Os Centros foram implantados em escolas municipais, em 1999, em parceira com o poder público municipal. Os CIDs possibilitam o primeiro contato com computadores para moradores de comunidades afastadas da sede do município. O curso foi ministrado por estudantes do campus, nos CIDs das comunidades Arraial, Espinhos e Córrego de Areia.
Ainda quando criança, a estudante Daiane de Moura recebeu a formação em informática no CID da sua comunidade. Hoje, como estudante do 7º semestre de Nutrição do campus, ela retorna ao CID Arraial para ministrar o curso para outros jovens. “Agora, aos 21 anos, eu volto ao CID como professora. Foi gratificante ver uma criança ligando um computador pela primeira vez ou ver um adolescente, que já tem computador em casa, aprender coisas novas, além da internet. A turma aprendeu funções do computador que os alunos não conheciam”, relata a estudante.
Para o diretor Fernando Ribeiro, da Escola Municipal Antônio Castro Pereira, onde fica o CID Córrego de Areia, o curso de informática enriqueceu o conhecimento dos alunos e beneficiou à comunidade com o aprendizado trazido para a escola.
Também é do CID Arraial o depoimento da secretária Maria Eliete, da Escola Municipal José Alves de Moura, onde o Centro fica localizado. “Participei da primeira turma do CID, em 1999. Foi uma formação muito importante para mim, representou ganho para a vida pessoal aprender usar as tecnologias do computador”, conta.
Daiane, que mora na comunidade Arraial, comenta que os moradores sentiam falta das formações promovidas no CID. “Sempre tem gente interessada no curso de informática. Espero que, em breve, seja ofertado novamente, pois muitas pessoas me procuraram para saber quando terá novo curso”, conclui.
A ideia é revitalizar ainda mais os Centros de Inclusão Digital. De acordo com o coordenador de Extensão, Neurisberg Saraiva, estão sendo realizados estudos para ampliar o atendimento das comunidades pelos CIDs, com a oferta de novos cursos em outras áreas.