Notícias
Alunos de Agronomia são aprovados em mestrado
Potencial Acadêmico
Leandro destaca as atividades de campo com o Núcleo de Pesquisa em Citros, que contribuiu para aprovação no mestrado.
Os estudantes do curso Agronomia do campus de Limoeiro do Norte estão demonstrando vocação acadêmica. Da turma 2016.2, foram nove aprovados em cursos de mestrado: quatro para a Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), dois para Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Federal do Ceará (UFC) e um para a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
O campus de Limoeiro iniciou as atividades do curso Agronomia em 2010, com formação de 10 semestres (5 anos) e oferta anual. Das duas turmas formadas, 12 estudantes ingressaram em cursos de mestrado. O destaque fica para aprovação, quando os discentes ainda estão concluindo a graduação.
Um dos estudantes foi Leandro Loureiro, aprovado no mestrado em Fitotecnia, linha de pesquisa Melhoramento Genético, da UFERSA. Leandro está pesquisando sobre a resistência de plantas a doenças. “Minha motivação é o potencial da fruticultura no Nordeste, que me faz acreditar cada vez mais na profissionalização do homem do campo. Meus objetivos no mestrado são de estimular o desenvolvimento da pesquisa científica, melhorar meu potencial na observação de situações em que envolvam possibilidades de resolução de problemas na agricultura, inclusive, incluindo espécies com alto rendimento para a região”, apresenta.
Antes de ingressar no campus de Limoeiro do Norte para cursar Agronomia, Leandro pretendia fazer Engenharia Civil. “Quando me inscrevi no Sisu 2012, bastou lembrar-me da infância vivida na zona rural com meus pais, agricultores, e as experiências trazidas por eles, para selar de vez e com convicção que havia feito a escolha certa. Decidi trabalhar em prol da minha família e pequenos agricultores, auxiliando meus pais na lida com a agricultura e, porque não, também me tornar um produtor”, confessa.
Para Leandro, o campus de Limoeiro do Norte é um celeiro de profissionais com potenciais para a vida acadêmica. “Ao longo do curso tive oportunidades de realizar visitas técnicas, aulas práticas com profissionais qualificados, experiências durante as aulas e o apoio do Núcleo de Pesquisas em Citros. Além de contribuir com minha aprovação no mestrado, essa formação multidisciplinar me fez um profissional com uma visão de mundo mais ampla”, finaliza.
A estudante Thalyta Silveira também saiu das aulas de Agronomia do campus de Limoeiro para um mestrado. Ela foi aprovada no Mestrado em Fitopatologia, com linha de pesquisa em Virologia vegetal, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais. “Quero aprofundar meus conhecimentos na área de fitopatologia. Gostei da área desde o primeiro contato com microrganismos e doenças de plantas”, comenta.
A escolha de Thalyta pela Agronomia também está associada a sua infância. “Escolhi cursar Agronomia devido à importância desta profissão, por estarmos ligados diretamente à base do ser humano: a alimentação. Sou uma admiradora da perfeição da natureza. Quando criança, tive muito contato com a natureza na chácara da minha Tia Alila, que cuidava de mim. Durante o curso, obtive a certeza dessa grandiosidade”, acrescenta.
Thalyta atribui sua aprovação à sua rotina de estudos. “Durante a graduação, participei de grupos de pesquisas, monitoria de disciplinas, bolsista de iniciação científica, projetos de extensão e auxiliei meus colegas em suas pesquisas, fossem em laboratório ou no campo. Os professores do curso de Agronomia são abertos a ideias e apresentam disponibilidade em orientar. Outro diferencial foi frequentar a nossa Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão (UEPE). O conhecimento prático aliado com o teórico faz toda a diferença, proporciona certos detalhes que livro ou imagem jamais farão”, conclui.