Você está aqui: Página Inicial > Limoeiro do Norte > Notícias > Aluna de Limoeiro recebe premiação internacional
conteúdo

Notícias

Aluna de Limoeiro recebe premiação internacional

PESQUISA EM AGRONOMIA

Trabalho conquistou segundo lugar na América Latina em competição mundial
última modificação: 26/08/2016 09h51
Thalyta Silveira pesquisou sobre enraizamento de mudas de goiaba (Foto: arquivo pessoal)

Thalyta Silveira pesquisou sobre enraizamento de mudas de goiaba (Foto: arquivo pessoal)

A estudante Thalyta Silveira, do oitavo semestre do bacharelado em Agronomia docampus de Limoeiro do Norte do IFCE, conquistou o segundo lugar da regional América Latina na Alltech Jovem Cientista (AYS), uma das mais conceituadas competições domundo sobre ciências aplicadas à agricultura.

Ela concorreu com trabalhos, no âmbito da graduação, de várias universidades latino-americanas e conseguiu se destacar com a pesquisa sobre o enraizamento de mudas de goiaba utilizando um produto a base de bioestimulato composto por bactérias e fungos. Além da América Latina, o concurso teve as regionais Américado Norte, Europa, Ásia e África.

A competição é promovida pela Alltech Crop Science, multinacional que atua no segmento de biotecnologia. O concurso apresenta aos pensadores científicos de faculdades e universidades de todo o mundo a oportunidade de competir ao mais alto nível e ser recompensado por suas pesquisas inovadoras.

Para o orientador da pesquisa, o professor Cleilson Uchôa, o reconhecimento em renomados eventos científicos tem estimulado o desenvolvimento de novos trabalhos. “A gente incentiva novos alunos e aos demais que não estão inseridos em pesquisas a buscar um orientador para iniciar seus trabalhos, consolidando a instituição como centro de excelência em pesquisas agrárias”, comentou.

Para ele, a inserção dos alunos do campus de Limoeiro do Norte em projetos de pesquisa vem, ao longo dos anos, recebendo o reconhecimento em eventos científicos, congressos e feiras de ciência. “Uma das características do nosso curso de Agronomia é a interação da teoria com a prática. Nós temos alunos que iniciam como bolsista voluntário e, depois, passam para iniciação científica e exercem senso crítico na condução de experimentos”, analisou.

Luís Carlos de Freitas – campus de Limoeiro do Norte