Notícias
Agronomia de Limoeiro é o melhor curso do Ceará
Enade
Em apenas sete anos de oferta, o curso bacharelado em Agronomia do campus de Limoeiro do IFCE já apresenta resultados positivos. O mais recente veio com a divulgação da nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016. O curso obteve nota 4, em uma escala de 1 a 5. A performance coloca o curso de Agronomia com a melhor avaliação no Ceará, terceira no Nordeste e vigésima oitava no Brasil.
Para o professor Cleilson Uchôa, o corpo acadêmico do curso recebeu a nota com muita satisfação. “Tudo isso é fruto do trabalho da equipe, que busca superar desafios e limitações. O resultado vem do esforço conjunto de professores, técnicos administrativos e alunos. Sonho que se sonha junto vira realidade”, comemora.
O professor também pontua o comprometimento dos discentes. “A turma, que fez o Enade, sempre demonstrou dedicação e potencial acima da média. Não é a toa que essa turma está com o maior número de alunos aprovados em mestrado”, acrescenta.
Outro destaque dos discentes do curso é número de aprovações em pós-graduação stricto sensu. Ao todo, somam-se quinze estudantes ingressantes em cursos de mestrado. Somente na última turma (2016.2), dos 25 concludentes, metade foi aprovada em cursos de pós-graduação. Ressalta-se que os estudantes são aprovados enquanto ainda estão concluindo a graduação.
A estudante Thalyta Silveira saiu das aulas de Agronomia do campus de Limoeiro para um mestrado. Ela foi aprovada no Mestrado em Fitopatologia, com linha de pesquisa em Virologia vegetal, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais.
Thalyta atribui sua aprovação à rotina de estudos e participação em grupos de pesquisas, monitoria de disciplinas, projetos de iniciação científica e extensão. “Os professores do curso de Agronomia são abertos a ideias e apresentam disponibilidade em orientar. Outro diferencial foi frequentar a nossa Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão (UEPE). O conhecimento prático aliado com o teórico faz toda a diferença, proporciona certos detalhes que livro ou imagem jamais farão”, conclui.