Notícias
Projeto musical de inglês aproxima e fortalece vínculos durante distanciamento
EXPRESSÃO ARTÍSTICA
A turma do 5º semestre do curso Integrado em Nutrição e Dietética realizou uma aula de inglês diferente. Por meio da interpretação, da dança e da música, estudantes puderam se expressar artisticamente e entrar em contato uns com os outros por meio da plataforma do Google Meet. O momento, intitulado English Musical Project, foi organizado no último dia 17 de setembro, pela professora de inglês do IFCE-campus Iguatu, Lucy Lanna Freitas.
De acordo com a aluna, Maria Ludmila Freitas explica que todos os colegas gravaram e editaram os vídeos em suas próprias casas com habilidade e dedicação. “A produção destes vídeos nos mostra que mesmo nos piores momentos podemos ser criativos e encontrar alegria nas pequenas coisas. Isso representa a esperança de que as coisas vão melhorar e o conforto de saber que não estamos sozinhos!”, diz.
Muitos tiveram que aprender colaborativamente como realizar a tarefa, tendo ainda como desafio superar a própria timidez. É o caso da estudante Antônia Milena Pinheiro .“Eu sempre tive muita vergonha de qualquer tipo de apresentação, mas ver o resultado final do nosso vídeo, me deixou mais do que satisfeita. Estou muito feliz por ter dado certo, feliz pelas minhas colegas de equipe que gravaram e tornaram esse vídeo maravilhoso”, anima-se.
O encontro foi fechado apenas para os participantes da turma e alguns servidores convidados. Para a professora Lucy Lanna, já é tradição do campus Iguatu promover o estudo da Língua Inglesa por projetos que engajem os estudantes no sentido de torná-los protagonistas do próprio aprendizado. Ela confessa, no entanto, que English Musical Project superou as expectativas. “Tivemos a oportunidade de trabalhar inúmeros aspectos para além do Inglês, desde a criatividade a habilidade de planejar, elaborar, executar e editar o resultado final do projeto, tudo feito a distância, respeitando o isolamento social”, diz. Ela diz que perceber o envolvimento da turma na elaboração de seus trabalhos foi um feedback positivo. “Foi um momento marcante que destacou a importância de aprender Inglês, enalteceu a competência linguística dos alunos e enriqueceu nossas relações afetivas, ainda que em um ambiente virtual, fazendo-nos sentir mais próximos uns dos outros”, finaliza.