Você está aqui: Página Inicial > Iguatu > Notícias > Pesquisa acadêmica do curso de Química é publicada em revista internacional
conteúdo

Notícias

Pesquisa acadêmica do curso de Química é publicada em revista internacional

A pesquisa sobre cascas de bananas foi publicada em revista acadêmica de alto fator de impacto.
última modificação: 06/05/2021 15h50

Como uma casca de banana poderia ser reaproveitada na indústria e no dia a dia? Quais os benefícios da reciclagem desse resíduo para as pessoas e para o planeta? A resposta para essas perguntas foram pesquisadas pelo professor doutor Francisco Avelino no trabalho “Tailored organosolv banana peel lignins: improved thermal, antioxidant and antimicrobial performances by controlling process parameters” (Avaliação da capacidade antioxidante e citotoxicidade de lignina organossolve da casca da banana, em português). A publicação está disponível na revista International Journal of Biological Macromolecules. 

A pesquisa busca tornar visível a utilidade das cascas de banana, geralmente descartadas como lixo orgânico, para assim reaproveitar os diversos compostos químicos presentes nelas, fazendo com que ganhem uma nova utilidade, intensificando os processos de reciclagem e promovendo a substituição dos derivados do petróleo em diversos segmentos da indústria química.


O professor Avelino diz que o projeto de iniciação científica teve como responsável Lucas de Sousa Nascimento do curso de Licenciatura em Química do IFCE-campus Iguatu “Esse projeto, assim como outros em andamento no grupo de pesquisa Biopolímeros e Materiais Avançado são de extrema importância para o crescimento do Campus, para a formação dos discentes, bem como para o avanço científico e tecnológico do nosso Estado”, ressalta.


Colaboraram com a pesquisa também os discentes do curso de Licenciatura em Química do campus, Igor da Matta Vieira e Victória Horácio, os professores Severino Araújo e Rafaella de Freitas do IFCE e estudantes, docentes e pesquisadores da UFC e da Embrapa Agroindústria Tropical.


O trabalho foi financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) através do edital 03/2019 que oferece auxílio excepcional para despesas de pequeno valor. O recurso foi utilizado para promover o reparo em diversos equipamentos laboratoriais do Laboratório de Química Orgânica e Inorgânica, do qual o Prof. Francisco Avelino é coordenador. Os consertos, segundo ele, servirão para viabilizar a conclusão de outras pesquisas de alunos do curso.