Notícias
IFCE de Iguatu inicia fase 2 do retorno gradual de atividades
ATIVIDADES PRESENCIAIS
Após mais de 21 meses do início do isolamento social ocasionado pela COVID-19, na última quinta-feira (18), o IFCE -campus Iguatu iniciou a fase 2 do planejamento de trabalho e aulas presenciais. Para esta etapa, estão previstas a volta física de parte dos servidores da instituição bem como a retomada de práticas que precisaram parar por causa do risco de contaminação.
Para que esta fase seja implementada de forma segura, o campus adotou várias medidas de proteção, tais como: dimensionar as turmas para atividades presenciais nos ambientes que atendam as recomendações gerais de biossegurança, como distanciamento social mínimo de dois metros; evitar eventos que demandem aglomeração como seminários, feiras e palestras presenciais, dentre outros. Inicialmente, estão presentes apenas os estudantes de turmas concludentes que estão desenvolvendo atividades práticas, suspensas por causa da pandemia.
Planejamento
O retorno gradual, planejado por todo IFCE, iniciou em Iguatu no dia 3 de novembro, com a presença de até 30% dos servidores na fase 1. Nesta segunda etapa, 50% dos trabalhadores da educação estão presentes para dar todo o suporte necessário aos estudantes, atendendo todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde. Para isso, foram instalados totens com álcool em gel em diversos pontos das duas unidades do campus e pias com sabão. Também foi adotado o sistema híbrido de trabalho presencial e remoto para alguns servidores, com turnos alternados.
Para o diretor-geral do campus Iguatu do IFCE, Francisco Heber da Silva, o retorno deve prosseguir sem maiores dificuldades. “Aos poucos vamos trazendo de volta toda aquela rotina acadêmica de antes da pandemia, sem perder de vista que o presente momento exigirá de toda comunidade um engajamento desmedido, para que avancemos as fases do plano com bastante responsabilidade e segurança”, diz.
Todas as providências são coordenadas pela Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) do IFCE-campus Iguatu. A comissão tem como objetivo, dentre outras atribuições, desenvolver ações que auxiliem na prevenção e combate da doença dentro do ambiente de trabalho. Ademar Soares, membro da CISSP, informa que o campus precisou se readequado para acolher as pessoas “A gente está verificando alguns ambientes, alguns insumos que são necessários, como álcool em gel. Também estamos passando informações, solicitando que tanto os servidores quanto os trabalhadores terceirizados cumpram os protocolos, como o uso da máscara, aferindo a temperatura, dentre outras práticas”, comenta.