Notícias
União marca Universo IFCE de Iguatu
PERTENCIMENTO E ENVOLVIMENTO
Por Amanda Alboino
Bandeirolas, estandes e uma diversidade de projetos. Para onde se olhava, estudantes e professores e visitantes interagiam com um objetivo em comum: apresentar apresentados produzidos durante o ano para a comunidade externa e interna no Universo IFCE. Diferente dos anos anteriores, esta edição ficou concentrada na unidade Areias do campus, favorecendo o acesso do público da cidade.
Nos três turnos, foram ofertados minicursos, salas temáticas, apresentações de banners, oficinas além de atrações artísticas, científicas e tecnológicas. Todos os 16 cursos do campus (dez cursos técnicos, quatro graduações e duas pós-graduações) estavam representados em atividades no evento. Para o diretor de ensino do campus Iguatu, Joaquim Branco, o destaque desta edição foi a participação mais intensa do público “Em relação aos eventos anteriores, o maior diferencial foi o envolvimento da comunidade interna e um envolvimento bem maior da comunidade externa. Tivemos um número expressivo de visitantes nos dias do universo: entre mil e duas mil pessoas das rotas regulares das escolas vizinhas e circunvizinhas”, diz Joaquim.
O diretor-geral, Dijauma Honório, também observa o engajamento da comunidade acadêmica e a maior participação do público externo como um diferencial no Universo IFCE 2019. “O nosso campus tem mais de 60 anos e vai completar 65 anos em 2020. Isso mostra que a instituição não perde a sua qualidade não perde o seu trabalho nem sua tradicionalidade”, ele também destaca o grande número de inscrições no Processo Seletivo 2020.1.
Durante o Universo IFCE, ocorreu também a oitava edição do Seminário de Iniciação Científica do IFCE, atividade obrigatória para os bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC Jr), de Iniciação Tecnológica (PIBITI) e para os voluntários em pesquisa cadastrados pela PRPI. Nesse ponto, o chefe do Departamento de Pesquisa, Extensão e Produção, Newdmar Fernandes, observa uma evolução do evento como um todo. “Além de envolver professores e técnicos, a gente identifica envolvimento um sentimento de pertencimento dos estudantes. Eles realmente abraçaram a causa, mostrando seus cursos e atividades”, avalia.