Você está aqui: Página Inicial > Iguatu > Notícias > Iguatu comemora aniversário de 63 anos
conteúdo

Notícias

Iguatu comemora aniversário de 63 anos

10 ANOS DA REDE FEDERAL

O aniversário ocorrerá junto com a aula de acolhida da Especialização em Educação Profissional e Tecnológica
última modificação: 21/03/2018 14h13

Colégio de Economia Doméstica Elza Barreto, Escola Agrotécnica Federal de Iguatu e Instituto Federal de Educação do Ceará. Em 63 anos, o campus de Iguatu do IFCE teve muitos nomes e participou da vida de milhares de estudantes e servidores. Para comemorar mais este ano de existência, no próximo dia 23, o campus vai promover atividades para a comunidade interna e externa.

Para discutir a educação profissionalizante, será realizada, nesta sexta-feira (23), a aula de acolhida da Especialização em Educação Profissional e Tecnológica, com a pedagoga da Pró-reitoria de Ensino do IFCE, Ana Cláudia Uchôa Araújo. A aula é aberta ao público e ocorrerá no Salão Nobre da Unidade Areias às 18h30.

Nas redes sociais, o IFCE - campus de Iguatu lançou um concurso de fotografias. Com a hashtag #IFCEIguatu63Anos, estudantes, egressos, servidores efetivos e terceirizados podem publicar fotos e contar, na legenda, como a instituição fez parte da história da pessoa.

HISTÓRIAS

O estudante Weverton Lima conheceu o Instituto pelos parentes. “Eu tive muitos familiares que estudaram aqui, primos e tios. Eles me indicaram o Instituto, então já vem de muito tempo na minha família”, diz. Atualmente Weverton faz o quinto semestre do curso integrado em Agropecuária.

Para Miliane Oliveira, do curso de Licenciatura em Química, a qualidade dos profissionais chamou a atenção. “Os professores que trabalham no IF são mais completos. Eles nos ensinam muita coisa, não só as disciplinas, mas também outras coisas do mundo que a gente queria saber que a gente nunca viu. Eu acho que isso vai ser muito importante para a nossa formação e depois que a gente sair daqui também”, conta.

A servidora Rita Lobo conhece bem essas e outras histórias. Trabalhando há quase 46 nos, ela já foi estudante do curso técnico em Economia Doméstica e, em 1972, foi contratada para servir à instituição. Nesse tempo, viu o seu Colégio mudar de nome e expandir até se tornar, há dez anos, parte da rede de institutos federais. “Em 63 anos, a história do campus foi pautada em muito progresso. Muitos estudantes aqui se sobressaíram e também muito servidores aqui são ex-alunos. (O IFCE) foi importante não só para a minha formação como também para Iguatu e essa região todinha”, lembra.

HISTÓRICO DO CAMPUS

O campus Iguatu do IFCE teve origem em 1955, com a criação do curso de extensão de Economia Rural Doméstica, ainda vinculado ao Ministério da Agricultura. Em 1962, o Ministério da Agricultura criou o Colégio de Economia Doméstica Rural Elza Barreto. Com a função de formar professores para o magistério do curso de Extensão em Economia.

Com o tempo, o educandário ganhou reconhecimento e, em 4 de setembro de 1979, mudou o nome para Escola Agrotécnica Federal de Iguatu. A instituição manteve essa alcunha até dezembro de 2008, quando o Governo Federal resolveu unificar as Escolas Agrotécnicas de Crato e Iguatu, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Fortaleza e as Unidades de Ensino Descentralizadas do Estado (UNEDs) (como Cedro, Juazeiro e Maracanaú etc) sob o nome de Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Atualmente, a instituição oferece os cursos técnicos em Agropecuária, Agroindústria, Informática e Nutrição e Dietética integrados ao Ensino Médio e os cursos subsequentes em Agroindústria, Nutrição e Dietética, Informática, Comércio, Agropecuária e Zootecnia.

Há também os cursos superiores de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, Licenciatura em Química, Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Serviço Social, cujo acesso é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para avançar e dar continuidade ao ensino superior, o campus oferece a pós-graduação (lato sensu) Especialização em Educação Profissional e Tecnológica.