Você está aqui: Página Inicial > Iguatu > Notícias > Campus Iguatu adere ao Janeiro Branco

Campus Iguatu adere ao Janeiro Branco

A campanha visa a chamar a atenção das pessoas para os cuidados com a saúde mental.
última modificação: 10/01/2017 13h46

Depois das festividades de fim de ano, janeiro é um período de reflexão sobre a vida e um momento de planejamento de metas para alcançar felicidade e saúde no ano vindouro. Assim, pela primeira vez, o campus Iguatu do Instituto Federal de Educação adere à campanha do Janeiro Branco, uma iniciativa dedicada à conscientização e à prevenção em relação à saúde mental.

A mobilização é encabeçada por psicólogos e demais profissionais da Saúde com o intuito de instigar as pessoas a refletirem sobre a própria saúde mental, propósitos existenciais, qualidade de relacionamentos, equilíbrio emocional etc. Assim, o Janeiro Branco tem como objetivo levar informações sobre saúde mental e emocional às pessoas, sempre em uma perspectiva positiva, propositiva e proativa.

A psicóloga do campus, Myrla Alves de Oliveira, diz que a campanha está sendo realizada de forma discreta, por ainda não ser nacionalmente conhecida. “Pensamos em chamar atenção para o Janeiro Branco com algumas intervenções. Afixamos alguns cartazes nas duas unidades do campus, explicando do que se trata a campanha e montamos duas árvores que trazem frases que remetem à reflexão e ao planejamento de ações que podem ser feitas por nós, para nosso cuidado em saúde mental”, diz.

Atualmente, o campus dispõe de duas psicólogas, Myrla e Maíza Barros, que estão disponíveis para orientação de alunos e servidores da instituição e acessíveis para dúvidas em relação à campanha.

Telefone: 3582.0935/ 0985/ 0931 (Ramal 213)

Horários das psicólogas:
Maíza Barros
De segunda a quinta - de 8h as 14h (unidade Cajazeiras)
Sexta-feira – de 8h as 14 (unidade Areias)

Myrla de Oliveira
Segunda-feira – de 13h as 19h (unidade Cajazeiras)
Terça e quarta-feira – de 14h as 20h (unidade Areias)
Quinta-feira – de 14h as 20h (unidade Cajazeiras)
Sexta-feira - de 13h as 19h (unidade Areias)

DICAS PARA UMA VIDA MAIS FELIZ E MAIS SAUDÁVEL

1. Sendo honesto consigo mesmo e avaliando as condições emocionais
em que se está vivendo, trabalhando e se relacionando;
2. Reconhecendo que levar uma vida saudável requer várias tomadas de decisão;
3. Aceitando o fato de que todo ser humano possui necessidades afetivas e emocionais básicas e, portanto, agindo no sentido de satisfazê-las;
4. Acreditando que toda pessoa tem um valor inestimável e intrínseco à humanidade, sendo, portanto, única, incrível e insubstituível;
5. Amando-se, amando-se e se amando antes e independentemente de qualquer outra forma de amor que possa existir sobre a face da Terra;
6. Estando consciente de que relacionamentos tóxicos e destrutivos são prejudiciais à qualidade mental de vida e, portanto, procurando ajuda para afastá-los de si;
7. Reservando momentos de “isolamento produtivo” para meditar, pensar sobre os rumos da própria vida, autoexaminar sentimentos, desejos, expectativas e possibilidades;
8. Possuindo planos, cultivando sonhos, organizando estratégias e criando as condições para
realizar o que o coração deseja e a alma pede;
9. Entendendo que a pergunta central da nossa vida não é “o que mais posso esperar da vida?” e, sim, “o que a vida pode esperar de mim?”;
10. Procurando ajuda técnica de profissionais da Saúde Mental caso você sinta que não consegue mais lidar com os seus próprios sentimentos, os rumos da sua vida e/ou as memórias do que já viveu.