Notícias
Servidores e alunos fazem mobilizações no campus de Iguatu
PEC 241
Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (17), estudantes e servidores sindicalizados do campus Iguatu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará deliberaram duas paralisações: uma nesta terça-feira (18) promovida pelos estudantes e outra na próxima terça (25), pelos servidores.
As duas mobilizações possuem como principais pautas o congelamento orçamentário (PEC 241), o desmonte das universidades e a proposta de reforma do Ensino Médio. O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica Profissional e Tecnológica (SINASEFE - Iguatu) também aprovou, por unanimidade, o estado de greve do IFCE – campus Iguatu. O estado de greve indica que as atividades institucionais continuarão com uma agenda de mobilização e paralisação enquanto espera-se a deliberação nacional das seções sindicais.
Para amanhã, dia da paralisação estudantil, estão previstas manifestações com cartazes e outras atividades de mobilização a partir das 8 horas da manhã. A concentração da passeata acontece em frente ao curso de Tecnologia de Irrigação e Drenagem, na unidade Cajazeiras, com percurso até a unidade Areias do Campus Iguatu.
Ainda hoje, a partir das 19 horas, estudantes do Serviço Social se reúnem, no auditório Aluísio Moreira, para discutir a atual conjuntura política e social do País. Na ocasião, também haverá a eleição de delegados do curso de Serviço Social no I Encontro de Estudantes do IFCE, a ser realizado dias 12, 13 e 14 de novembro no campus Maracanaú.
Paralisação de servidores
Na sequência, a Sessão Sindical aprovou paralisação dia 25 de outubro com servidores do IFCE. A concentração está prevista para as 8 horas da manhã na Praça da Caixa Econômica, com caminhadas pelas ruas centrais do município de Iguatu e debates nas rádios locais com a presença de representantes do sindicato e alunos. A programação de mobilização definida poderá sofrer alterações após reunião com os representantes dos discentes e servidores.