Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE eleva desempenho em olimpíadas do conhecimento
conteúdo

Notícias

IFCE eleva desempenho em olimpíadas do conhecimento

NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Ouro, prata e bronze dos alunos da instituição registram alta expressiva em um ano
última modificação: 30/07/2024 16h10

Em apenas um ano, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) elevou em mais de 20% sua quantidade de medalhas conquistadas em olimpíadas do conhecimento, considerando participações de alunos em âmbitos nacional e internacional. O número passou de 262, em 2022, para 320 no ano seguinte.

Considerando todas as modalidades de premiação, incluindo tanto medalhas como menções honrosas, também teve elevação: de 418 para 450. No atual balanço, referente aos resultados de 2023, o IFCE cresceu no ouro, na prata e no bronze, conquistando 129, 86 e 105, respectivamente, contra 104, 60 e 86 do ano anterior.  

Entre as reconhecidas competições em que os alunos do IFCE obtiveram conquistas estão a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF), Copa do Mundo de Física (IYPT) e a Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica (IAAC).

Já nacionalmente, aparecem entre os destaques a Mostra Brasileira de Foguetes, Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Investimentos (OBInvest).

Entre as competições de conhecimento nas quais o IFCE foi destaque, estão as promovidas pela própria instituição e que entraram no calendário de eventos reconhecidos neste segmento, caso da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE), da Olimpíada Científica de Educação Física (OCEF), da Olimpíada de Matemática do IFCE (OMIFCE) e da Olimpíada de Química das Escolas Públicas (OQEP).

Potencial

Para Zilfran Varela, titular da Coordenadoria Geral de Olimpíadas do Conhecimento do IFCE, apesar de ser um trabalho considerado “recente”, o de preparação específica para olimpíadas do conhecimento como ação institucional, as conquistas confiram o potencial olímpico dos nossos estudantes.

“Hoje temos comitês olímpicos em 19 campi; a meta é em todos eles. Isso tem mostrado ganhos na qualidade do ensino e na captação de talentos. Há vários exemplos de alunos que têm conquistado muitas oportunidades a partir das competições. A gente fica feliz com esses resultados que têm algo fundamental: a qualidade dos professores e a qualidade dos alunos”, destacou Zilfran, frisando que, quanto mais incentivo, cresce a tendência de mais conquistas e, principalmente, oportunidades.

Desempenho por medalhas 2023/2022

  • Ouro – 129/104
  • Prata – 86/60
  • Bronze – 105/98

 

Luís Carlos de Freitas - Reitoria