Notícias
Guaramiranga ganha bloco didático e espaço de vivência
AMPLIAÇÃO
O campus de Guaramiranga do IFCE completou 10 anos em grande estilo, com a inauguração de novos espaços. A unidade ganhou, nesta segunda-feira (17), um bloco didático e um espaço de vivência, equipamentos que vão contribuir muito com o desenvolvimento das atividades da comunidade acadêmica.
O investimento total nos equipamentos foi de R$ 1,2 milhão. A solenidade de entrega dos novos ambientes teve a participação do reitor Wally Menezes, da diretora Lúcia Aguiar, e de diversas autoridades - pessoas importantes na trajetória do campus, que contribuíram (e contribuem) para o seu crescimento.
A solenidade foi carregada de emoção, com depoimentos de alunos, ex-alunos, servidores, colaboradores, representantes da sociedade e do empresariado - todos demonstrando muito carinho com o tradicional hotel-escola.
Núcleo de desenvolvimento no coração do maciço
O campus avançado de Guaramiranga foi inaugurado no dia 10 de junho de 2014, e teve suas primeiras ofertas com cursos de formação inicial e continuada. Em 2015, o campus ofertou a primeira turma do curso técnico em Hospedagem. Inicialmente, todas as atividades do campus ocorriam nas dependências do Hotel-escola, equipamento que teve suas atividades iniciadas pelo IFCE em 2017, com a abertura de hospedagens para o público externo. O hotel escola se configura como um laboratório vivo de práticas pedagógicas para os cursos do eixo de turismo, hospitalidade e lazer do campus e demais campi do IFCE e instituições com cursos na área.
Seis anos depois, em 2021, com a conclusão do bloco didático com três salas de aula e um laboratório, ocorreu a abertura do curso técnico em Restaurante e Bar; em 2022, foram iniciadas as atividades do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Já em 2023, foi implantado o curso técnico em Administração, na modalidade EaD. Assim, atualmente, são ofertados quatro cursos técnicos, para a comunidade do Maciço de Baturité e para além dela.
A previsão é ocorrer, em breve, a abertura de novos cursos técnicos, subsequentes e integrados, bem como, termos a verticalização dos cursos dos eixos já ofertados para cursos superiores, o que virá juntamente com novos investimentos em infraestrutura, pessoal e nas demais demandas que forem necessárias serem atendidas para a ampliação do campus.
E já na perspectiva do cenário de desenvolvimento e melhorias na infraestrutura do campus, foi realizada a construção de um espaço de vivência, ao lado do bloco didático, com o objetivo de proporcionar o bem estar dos discentes, servidores e visitantes do campus, visando ser melhorado a qualidade do ambiente de estudo e trabalho, com um espaço de integração e desenvolvimento de atividades laborais e recreativas.
Dowglas Lima, Reitoria - com informações de Lúcia Aguiar