Você está aqui: Página Inicial > EaD > CREaD > Notícias > Em parceria com o CREaD, Proext lança o Portal da Heteroidentificação
conteúdo

Notícias

Em parceria com o CREaD, Proext lança o Portal da Heteroidentificação

última modificação: 01/09/2023 17h33

Na última semana, dia 24 de agosto, ocorreu a solenidade de lançamento do Portal da Heteroidentificação do IFCE, trabalho desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext) juntamente com o Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD). 

O site reúne material informativo, acessível e de qualidade sobre as cotas raciais e o procedimento de heteroidentificação, etapa obrigatória para quem concorre à reserva de vagas destinadas a pessoas negras em processos seletivos de instituições federais de ensino. Tatiana Paz, coordenadora de diversidade étnico-racial, afirma que o portal “é um espaço importantíssimo para a efetivação e consolidação da política de cotas”. 

Pensado para responder de forma simples e direta às perguntas mais essenciais e frequentes sobre o tema, o conteúdo se apoia em quadros explicativos, vídeos e inclusive uma cartilha, preparada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus Quixadá, “o que faz dele um espaço de formação importante para a instituição e para toda comunidade externa”, conclui Tatiana. Quem quiser se aprofundar no tema encontrará também no portal links para a legislação pertinente, bibliografia sugerida e formações oferecidas pela instituição, além do Observatório de Cotas do IFCE, outro importante recurso lançado na mesma oportunidade.

Desenvolvido no campus Aracati, o Observatório de Cotas do IFCE surge a partir do IFCE em Números, sistema estatístico que visa rastrear e tornar mais transparentes os dados inerentes ao instituto. Uma iniciativa da professora Carina Teixeira de Oliveira em conjunto com a estudante Lara Beatriz, do Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas (LAR), a página traz dados desde 2012, quando a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) foi criada, e retrata o perfil do(a) estudante cotista do IFCE.

“Quando surgiu para nós a oportunidade de participar desse projeto, não pensamos duas vezes. É uma iniciativa pioneira na rede de institutos federais, e o lançamento deste portal é motivo de celebração. Muito em breve queremos trazer também o curso MOOC em Heteroidentificação, que agregará muito na capacitação de servidores e também na educação da população sobre o assunto”, comemora Igor de Moraes Paim, diretor do CREaD.