Notícias
Palestra em Camocim debate movimento social surdo
AÇÃO AFIRMATIVA
O Projeto Conversas Linguísticas realizou na última sexta-feira, 02 de dezembro, no auditório do IFCE, sua segunda palestra da terceira edição - semestre 2016.2 - com o tema Ações coletivas, identidade e mobilizações políticas: Movimento Social Surdo e a luta por reconhecimento.
A profa. Eudenia Magalhães Barros, da UFC, realizou uma breve explanação acerca de sua pesquisa de mestrado que envolve o Movimento Social Surdo – do que se trata o estudo, terminologias básicas e metodologia. Coube destacar o papel das escolas bilíngues de Língua Portuguesa e Libras, a Comunidade Surda, como ocorre a inclusão social e o Movimento Surdo em favor da Educação e Cultura Surda, conceitos recentes que lutam por reconhecimento e compreensão de toda a sociedade.
Estavam presentes alunos dos cursos de Licenciatura em Letras e em Química, Técnico em Gestão Ambiental e em Restaurante e Bar, que protagonizaram discussões principalmente acerca da independência física/social da pessoa surda e questões político-sociais como acessibilidade e discriminação, expondo seus pontos de vista assim como experiências próprias e contribuindo para mais um rico debate promovido pelo projeto.
Autoria: Roberto Vieira (Aluno do Curso de Letras)
Revisão: Profa. Dra. Sara de Paula Lima (Coordenadora do Curso de Letras e coordenadora do Projeto)