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Camocim lança edital para auxílios estudantis
2019.2
O IFCE campus Camocim torna público que estão abertas as inscrições para seleção dos auxílios transporte, moradia, discente mães/pais e formação do Programa de Auxílios Estudantis, período letivo 2019.2. O Programa de Auxílios consiste em conceder aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica auxílios em forma de pecúnia com o objetivo de ampliar as condições de permanência no curso, visando minimizar as desigualdades sociais na educação.
As inscrições na seleção de auxílios ocorrerão nos dias 17 a 31 de novembro de 2019 exclusivamente pela internet no site http://sisae.ifce.edu.br/.
Os documentos necessários são:
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COMPROVANTE DE RENDA: Um comprovante de renda mensal do estudante e de todos os membros da família que vivem em sua mesma moradia, maiores de 18 anos (mesmo que não estejam trabalhando). Caso alguém da família não trabalhe e não tenha renda (ex: estudante, dona de casa, desempregado), preencher a declaração de não exercício de atividade remunerada disponível no Edital e no SAE; Caso alguém da família trabalhe mas não tenha como comprovar a renda (exemplo: autônomo, pescador, agricultor), apresentar a declaração de renda disponível no Edital e no SAE; Nos demais casos que o familiar possua renda formal (ex: aposentado, servidor publico, trabalhador com carteira assinada), é possível comprovar renda através de um extrato bancário ou contracheque recentes.
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COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA: Um comprovante de residência recente (com validade de até 03 meses);
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COMPROVANTE BOLSA FAMÍLIA: somente caso a família receba Bolsa Família, não é obrigatório. Necessário apresentar a folha resumo com o NIS da família do Programa Bolsa Família;
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CARTÃO BANCÁRIO: Cartão da conta bancária em nome do estudante, no qual será recebido o auxílio. Não será aceito contas de outras pessoas (ex: conta da mãe), contas desativadas/canceladas ou conta conjunta.
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ESTUDANTE MENOR DE IDADE: declaração de responsabilidade das informações prestadas (ANEXO 1 do edital) devidamente assinada pelo responsável legal;
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DOCUMENTOS AUXÍLIO DISCENTE MÃE/PAI: Certidão de nascimento ou identidade de filho (s) com até 12 (anos) anos de idade incompletos, ou laudo médico comprovando deficiência independentemente da idade;
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DOCUMENTOS AUXÍLIO MORADIA: Um comprovante de endereço da família de origem, com validade de até três meses; contrato de locação ou declaração do locador (ANEXO 4).
O processo seletivo ocorrerá por meio de quatro etapas, sendo a inscrição do estudante no SISAE, com cópias anexas de todos os documentos comprobatórios; a análise documental pelo Serviço Social observando se a documentação está completa; entrevista realizada pelo Serviço Social. As análises sociais orientam-se através de critérios socioeconômicos, a saber: menor renda familiar bruta mensal per capita de até 01 e ½ salário mínimo; estudante de escola pública; situação de moradia; situação ocupacional dos membros da família (desemprego, trabalho informal/temporário); estudante com deficiência; estudante que possua filhos menores de 12 anos sob sua guarda ou maiores com algum tipo de deficiência ou doença crônica degenerativa; presença de pessoas com deficiência, idosos ou com doenças crônicas/degenerativas na família nuclear; família beneficiária do Programa Bolsa Família; estudante ingressante por cota étnico-racial; agravante de vulnerabilidade (especificidade da análise técnica do/a Assistente Social, por isso não consta no SISAE).
O edital com todas as informações sobre os auxílios, quem pode participar, qual documentação, critérios de seleção, prazos, está no link https://ifce.edu.br/camocim/menu/arquivos_ensino/editais/assistencia-estudantil/2019.2/edital-auxilios-estudantis-2019-2.pdf/view
ATENÇÃO ÀS MUDANÇAS NO SISAE
- De acordo com as mudanças do SISAE, a inscrição para os auxílios somente será finalizada com o envio da documentação comprobatória. O aluno deverá fazer o upload dos documentos solicitados no ato do preenchimento dos dados pessoais (formulário socioeconômico). Não será mais possível editar a inscrição posteriormente, nem anexar os documentos após finalizar. Também informamos que não será possível realizar troca na documentação já encaminhada. Dessa forma, sugerimos que o aluno já esteja com a documentação digitalizada e pronta para anexar quando for preencher os dados. Em caso de dúvida, primeiro procure o SAE para depois realizar a inscrição.
- O SISAE conta com dois tipos de espaço para anexar documentos. Alguns documentos serão anexados no formulário e os outros documentos devem ser anexados no espaço "acompanhamento de arquivos";
- Lembramos que é necessário que todos os membros da família comprovem a renda, mesmo trabalhando ou não (estudantes, desempregados, dona de casa, vendas, desocupados). Nos anexos do edital existem formulários para comprovação de renda. Caso o aluno não inclua todos os comprovantes de residência, a inscrição não será aceita;
- Para escanear os documentos, sugerimos usar aplicativos de celular gratuito, exemplo CamScanner;
- Caso não consiga entrar no SISAE, confira se o email é o mesmo que você apresentou na matrícula! Caso seja preciso mudar o email, solicite a mudança no site do q acadêmico http://qacademico.ifce.edu.br/ e procure a CCA do campus para confirmar a mudança;
- Caso não chegue o email de confirmação da inscrição, veja na caixa de spam;
-Caso realmente não tenha recebido, vá no SISAE e clique "Não recebeu as instruções de confirmação?";
- A inscrição é feita pela internet e é de inteira responsabilidade do estudante. Caso tenha dificuldades, procure o Setor de Assistência Estudantil.
Setor de Assistência Estudantil
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 21:00
O Setor de Assistência Estudantil realizará reunião de apresentação 20h10, no auditório, para explicar as principais informações e mudanças no processo de inscrição do Edital de Auxílios Estudantis 2019.2.