Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Seleções > Cursos técnicos 2024.1 > Etapas
conteúdo

Etapas do processo seletivo

 AVISOS IMPORTANTES 

  • TODAS as informações do processo seletivo estão no EDITAL, por isso é preciso LER O EDITAL.
  • O cronograma vai estar dentro do EDITAL, mas às vezes este cronograma precisa ser retificado, ou seja, alterado, corrigido, modificado. Se isso ocorrer, as retificações vão ser publicadas no mesmo site onde está o edital, mas não dentro do arquivo da primeira publicação do edital. Eles podem estar abaixo. Fique de olho! Cheque de vez em quando. 
  • A seleção tem diferentes etapas, e você precisa estar atento para não perder nenhum prazo nem esquecer nenhuma documentação. Não esqueça as datas! Confira o cronograma e as retificações (se houver)!
  • A banca responsável por esta seleção é a FUNETEC (Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba).
  • As inscrições ocorrem exclusivamente pela Internet na área do candidato na FUNETEC.
  • Já sabe que curso quer fazer? Ainda não? Então clica aqui pra conhecer os cursos técnicos do IFCE-Fortaleza

atencao.png  Abaixo seguem links rápidos para o site da FUNETEC e para o cronograma do campus. Mas lembrem-se! Ainda tem muita informação ao longo desta página. Confiram!

1.png  funetec.png

Após a leitura do edital e de seus anexos:

  • Acesse a área do candidato e preencha as informações com atenção.
  • Clique em "Primeiro acesso? Cadastre-se aqui" e preencha os dados.
  • Anote o seu número de inscrição, que será o seu login, e a senha gerada pelo sistema. Você precisará dessas informações para acompanhar o andamento do processo seletivo.

2.png  funetec.png


Para quem deseja pedir ISENÇÃO da taxa de pagamento (ou seja, não pagar a taxa de inscrição)

  • Se você está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), pode solicitar a isenção da taxa de inscrição na área do candidato da Funetec:
    - Clique no processo seletivo para o qual se inscreveu;
    - Acesse com login (número de inscrição) e senha (fornecida pelo sistema);
    - Clique em "Requerimento de isenção" e insira o número NIS do próprio candidato. 

  • Se for seu primeiro acesso:
    - Faça seu cadastro;
    - Depois clique em "Requerimento de isenção" e insira o número NIS da própria pessoa candidata. 

  • Posso informar o número do NIS da minha mãe para solicitar a isenção?
    Não, o número informado deve ser o NIS do próprio candidato e não o de nenhum outro membro da família.

  • Aguarde para ver se seu pedido de isenção foi deferido (ou seja, se deu certo) na área do candidato da Funetec. Se seu pedido de isenção tiver sido indeferido (ou seja, negado), você pode pagar a taxa de inscrição ou abrir recurso. Acompanhe o cronograma do edital.

  • Minha isenção foi indeferida. Como entro com recurso?
    Você pode entrar com recurso on-line na área do candidato no site https://ifce.funetec.org/ . Clique no edital do processo seletivo do seu interesse, acesse com seu login (número de inscrição) e senha (fornecida pelo sistema). Selecione a opção “Recurso contra o indeferimento de inscrição”. Preencha o requerimento e envie. Os candidatos que tiverem inscrição indeferida não poderão fazer a prova. Se, após seu recurso, a reposta continuar indeferida, ou seja negada, você deve pagar a taxa de inscrição se quiser participar do processo seletivo. 

  • Fiz o primeiro ano do fundamental em escola particular e hoje estudo em escola pública. Tenho direito à isenção da taxa de inscrição?
    Independentemente da escola em que você estuda hoje ou estudou no passado, se você estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), tem direito à isenção, conforme a legislação vigente (Decreto nº 11.016, de 2022). 

v deferido.png DEFERIDO

quer dizer que sua solicitação foi aceita. Foi aprovada.

x indeferido.png INDEFERIDO

quer dizer que sua solicitação não foi aceita. Foi negada.

3.png  funetec.png

COTAS e AMPLA CONCORRÊNCIA

  • Quem tem direito às cotas?
    Pessoas que estudaram durante todo o ensino fundamental, ou seja, do 1º ao 9º ano, em escolas públicas, podendo ou não ser uma pessoa preta, parda ou indígena, uma pessoa com deficiência e com renda familiar bruta menor ou igual a 1,5 salário. A renda familiar é a soma de tudo que a família ganha, dividida pelo número de pessoas que moram na casa. A combinação desses fatores gera 8 tipos de cotas. As vagas dos cursos do IFCE são divididas entre elas conforme determina a lei. 

  • Como me inscrevo para as cotas?
    Na área do candidato, no momento da inscrição on-line, você responderá com sim ou não a quatro perguntas: Cursou integralmente o ensino fundamental em escola pública? Sua renda familiar bruta é menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita? Você se autodeclara preto, pardo ou indígena? Você é uma pessoa com deficiência (PcD)? A partir dessas declarações, o sistema automaticamente classifica você dentro das cotas ou não. Preste bastante atenção ao responder às perguntas, pois você vai precisar comprovar as afirmações para ter direito à vaga.  

  • Fiz o primeiro ano do fundamental em escola particular e os demais anos cursei em escola pública. Posso concorrer nas cotas? 
    Não. A legislação determina que tem direito a cotas apenas quem fez o ensino fundamental todo em escola pública. Se você em algum momento estudou em escola particular, mesmo como bolsista, ou em instituições de ensino de natureza não pública, não deve se inscrever pelas cotas. São instituições de natureza pública aquelas mantidas e administradas pelo Poder Público, ou seja, pelas Prefeituras, pelos Estados ou pelo Governo Federal. 

 

4.png  funetec.png

Quem não solicitou isenção, também deve conferir se a inscrição deu certo.

  • Confira se sua inscrição foi deferida (ou seja, se sua inscrição deu certo) na área do candidato da Funetec.
  • Se sua inscrição for indeferida, você pode entrar com um recurso (on-line) na área do candidato da Funetec: https://ifce.funetec.org/ .
  • Não esqueça as datas! Confira o cronograma!
  • E atenção: às vezes o cronograma é retificado, ou seja, alterado, modificado. É preciso checar isso também. 

5.png  funetec.png

 Para quem precisa de atendimento especial 

  • Se você precisar de atendimento especial, solicite na área do candidato da Funetec. O atendimento especial pode ser solicitado por pessoas com deficiência e por candidatas mães que estão amamentando. Veja o prazo no cronograma do edital.  

 

6.png  funetec.png

 Pessoas que desejam ser chamadas pelo NOME SOCIAL

  • Pessoas que desejam ser chamadas pelo nome social durante o processo seletivo devem obrigatoriamente preencher esse campo no momento da realização da inscrição. 

7.png  funetec.png


Local de prova, cartão de identificação, caneta azul ou preta, água, lanche

  • Verifique o seu local de prova e imprima seu cartão de identificação disponível na área do candidato. Separe seu documento de identificação oficial com foto (veja os documentos aceitos no edital). Leve caneta azul ou preta. Não se esqueça da água e do lanche.

8.png  funetec.png


 A PROVA 

  • No dia da prova, chegue com antecedência de 1 hora para evitar imprevistos.
  • Os portões serão fechados 15 minutos antes do início da prova, ou seja, às 8h45.
  • Dirija-se à sala indicada no seu cartão.
  • A prova tem duração de 4h e será realizada das 9h às 13h.
  • Os candidatos só podem sair 1 hora após o início da prova.
  • Para garantir a transparência do processo, os três últimos candidatos só sairão da sala juntos.
  • O candidato será eliminado do processo seletivo se o seu telefone celular ou qualquer equipamento eletrônico entrar em funcionamento, ou seja, tocar durante a realização das provas.
  • Mantenha a calma e boa prova. 

 

9.png  funetec.png


Publicação de resultados

  • A FUNETEC divulgará uma lista de candidatos pré-classificados, que são aqueles que tiverem as maiores notas e que vão ter a redação corrigida. 

10 azul.png  funetec.png

 Candidatos APROVADOS 

  • Após a correção das redações, será divulgado o resultado final. Os candidatos APROVADOS são aqueles que passaram dentro das vagas. Já os candidatos classificáveis são aqueles que ainda têm chance de se matricular nas demais etapas do processo seletivo caso sobrem vagas. 



11 verde.png  IFCE verde.png


Candidato APROVADO

  • O candidato aprovado que não comparecer ao campus para realizar a sua pré-matrícula perderá o direito à vaga. 


12 verde.png  IFCE verde.png


Aferição de heteroidentificação

  • O que é a heteroidentificação?
    É um procedimento complementar à autodeclaração racial.  Uma comissão designada pelo IFCE verifica a veracidade da autodeclaração racial do candidato, ou seja, se ele é uma pessoa negra preta ou negra parda. São analisadas as características físicas, o fenótipo do candidato. Por exemplo: a cor da tez, a textura do cabelo, o formato do nariz e dos lábios. O objetivo é evitar fraudes e garantir que acesse a cota quem tem direito a ela. 

  • Os candidatos negros pretos e negros pardos passarão pela avaliação da Comissão de Heteroidentificação, pois o parecer dessa comissão é obrigatório para realização da pré-matrícula.

  • O procedimento de heteroidentificação ocorrerá conforme cronograma, procedimentos e orientações publicados pelo campus no endereço eletrônico informado no Anexo II e nas orientações constantes no documento relativo ao “Procedimento de Aferição de Veracidade da Autodeclaração”, elaborado pela Comissão Institucional de Heteroidentificação (CIH) e publicado no endereço eletrônico ifce.funetec.org. Serão convocados para aferição de heteroidentificação todas as pessoas candidatas pré-classificados, ou seja, que tenham sua redação corrigida. É responsabilidade da pessoa autodeclarada negra preta ou negra parda observar as datas de comparecimento para participar do procedimento de heteroidentificação.

  • A lista de candidatos convocados para a aferição será divulgada pela FUNETEC.

  • A aferição de heteroidentificação ocorrerá de forma PRESENCIAL no CAMPUS IFCE - FORTALEZA.

  • Perdi a heteroidentificação. O que devo fazer?
    A heteroidentificação é uma etapa obrigatória do processo seletivo. Se você faltar, será desclassificado e perderá o direito à vaga. É responsabilidade da pessoa autodeclarada negra preta ou negra parda observar as datas de comparecimento para participar do procedimento de heteroidentificação.

  • Fui reprovado na aferição (obtive resultado "indeferido"). O que posso fazer?
    O candidato tem direito a entrar com recurso contra a decisão da comissão local de heteroidentificação. Você deve acessar a área do candidato no site https://ifce.funetec.org/ . Clique no edital do processo seletivo do seu interesse e acesse com seu login (número de inscrição) e senha (fornecida pelo sistema). Selecione a opção “Interpor recurso”. Preencha o requerimento e envie. Fique atento aos prazos previstos no edital! O recurso é analisado por uma outra comissão, a comissão central, formada por outras pessoas. Se, mesmo após o recurso, a autodeclaração ainda for indeferida (ou seja, não foi aceita), o candidato perde o direito à vaga, não cabendo mais recursos. O candidato reprovado na heteroidentificação ainda pode ter uma chance de ocupar uma vaga na chamada pública, se sobrarem vagas.



13 verde.png  IFCE verde.png


 Candidatos CLASSIFICÁVEIS 

  • As vagas que não forem preenchidas durante as pré-matrículas dos candidatos APROVADOS serão disponibilizadas para outra chamada, mas agora para serem ocupadas pelos candidatos que estão na lista de CLASSIFICÁVEIS. 

  • Posso estar na lista e não conseguir a vaga?
    Sim. O campus coloca pessoas a mais na lista e vai chamando presencialmente. Outras pessoas que estiverem na frente podem não comparecer. E aí os funcionários do campus continuam chamando quem está na ordem da lista. Quem estiver presente com a documentação completa e for chamado, poderá preencher uma vaga.

  • Por isso, confira as listas, prazos, locais, horários e a documentação correta, para comparecer à chamada e, quem sabe, conseguir uma vaga.

 

14 verde.png  IFCE verde.png


Lista de VAGAS REMANESCENTES

  • Os candidatos classificáveis que compareceram à chamada e não conseguiram uma vaga, podem manifestar interesse em integrar a lista das vagas remanescentes. Eles serão chamados para ocupar as vagas se os candidatos chamados nesta etapa não confirmarem a matrícula ou desistirem do curso. 

15 verde.png  IFCE verde.png


CHAMADA PÚBLICA

  • Se, mesmo após chamar todos os candidatos da lista das vagas remanescentes, ainda houver vagas ociosas, o campus poderá realizar mais convocações dos candidatos que aparecem na ordem das listas (ou seja, gente que está esperando sobrar vaga) por meio de chamada pública. 

16 verde.png  IFCE verde.png

Confirmação de matrícula

  • Os novos alunos devem obrigatoriamente confirmar a matrícula na primeira semana de aula, conforme o cronograma do campus.