O campus
Apresentação
Com a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em 29 de dezembro de 2008 (Lei nº 11892), a unidade do Cefet/CE na capital cearense se transformou em campus de Fortaleza da nova instituição.
Com sede localizada na Avenida Treze de Maio, nº 2081 - Benfica, inaugurada em 1952 ainda sob a denominação de Escola Industrial de Fortaleza, o campus atualmente possui cerca de 7600 alunos matriculados em 13 cursos técnicos, 8 superiores tecnológicos, 5 bacharelados, 4 licenciaturas, 2 especializações, 7 mestrados e 1 doutorado.
O campus de Fortaleza do IFCE situa-se no bairro do Benfica, numa área de cerca de 40000 m². Dispondo de uma estrutura moderna, o campus abriga ações de ensino, pesquisa e extensão, focadas na preparação dos alunos para o mercado de trabalho.
O campus de Fortaleza, atualmente, oferta cursos de nível técnico: Edificações, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Informática, Instrumento Musical, Manutenção Automotiva, Mecânica Industrial, Química, Segurança do Trabalho, Telecomunicações; superiores tecnológicos: Estradas, Gestão Ambiental, Gestão Desportiva e de Lazer, Hotelaria, Mecatrônica Industrial, Processos Químicos, Saneamento Ambiental, Telemática; bacharelados: Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Mecatrônica, Engenharia de Telecomunicações, Turismo; licenciaturas em: Artes Visuais, Física, Matemática, Teatro; especialização em: Ensino de Línguas Estrangeiras, Turismo Sustentável; mestrados: Artes, Ciência da Computação, Educação Profissional e Tecnológica, Engenharia de Telecomunicações, Ensino de Ciências e Matemática, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Tecnologia e Gestão Ambiental; doutorado em Ensino.
História
Criado oficialmente no dia 29 de dezembro de 2008 pela Lei nº 11.892, sancionada pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Instituto Federal do Ceará congrega os extintos Centros Federais de Educação Tecnológica do Ceará (Cefets/CE) e as Escolas Agrotécnicas Federais dos municípios de Crato e de Iguatu.
As raízes da instituição remontam ao começo do século XX, quando o então presidente Nilo Peçanha, pelo Decreto nº 7566, de 23 de setembro de 1909, instituiu a Escola de Aprendizes Artífices. Ao longo de um século de existência, a instituição teve sua denominação alterada, primeiro para Liceu Industrial do Ceará em 1941; depois para Escola Técnica Federal do Ceará em 1968. No ano de 1998, a escola passou a chamar-se Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ceará (Cefet/CE), ocasião em que o ensino foi estendido ao nível superior e suas ações acadêmicas foram acrescidas das atividades de pesquisa e extensão. Assim, estavam fincadas as bases necessárias à criação do Instituto Federal do Ceará.
A nova instituição tem forte atuação nas áreas da pesquisa e da extensão, com foco especial nas linhas atinentes às áreas técnica e tecnológica. Segundo o ex-reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, a criação dos institutos corresponde a uma nova etapa da educação do País e pretende preencher lacunas históricas. Em suas palavras, "o grande mérito é o fato de estarmos expandindo a instituição para o interior, uma vez que a formação de mão-de-obra sempre esteve concentrada nas capitais; a ideia é ofertar uma educação tecnológica que chegue de forma igualitária a todas as regiões do estado".
Infraestrutura
Em uma área de aproximadamente 39000 m², o campus de Fortaleza dispõe de 88 salas de aulas convencionais, mais de 100 laboratórios nas áreas de Artes, Construção Civil, Indústria, Licenciaturas, Química, Telemática e Turismo, além de sala de videoconferência e audiovisual, unidade gráfica, biblioteca, incubadora de empresas, espaço de artes, complexo poliesportivo e auditórios.
Na área do esporte, a unidade dispõe de uma moderna e aperfeiçoada estrutura de 5000 m² de área construída, compreendendo duas quadras poliesportivas cobertas, piscina semiolímpica (25x15 m), piscina de hidroginástica (12x10 m), salas de musculação, de fisioterapia e de avaliação física, cinco salas de aula (duas convencionais e três para ginástica), pista de cooper (260 m), galeria de banheiros e vestiários, além de área de convivência, terraço e setor administrativo.
Missão
Produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa, visando sua total inserção social, política, cultural e ética.
Visão
Ser referência em ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando à transformação social e ao desenvolvimento regional.
Valores
Nas suas atividades, o IFCE valorizará o compromisso ético com responsabilidade social, o respeito, a transparência, a excelência e a determinação em suas ações, em consonância com os preceitos básicos de cidadania e humanismo, com liberdade de expressão, com os sentimentos de solidariedade, com a cultura da inovação e com ideias fixas na sustentabilidade ambiental.
Tour virtual
Conheça o nosso campus.
SAIBA MAIS
Memorial do IFCE
Regimento Interno