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Matriz curricular

última modificação 29/04/2021 16h42

DISCIPLINAS

PRODUÇÃO E USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Análise e discussão de recursos e materiais didáticos no ensino de Ciências e Matemática. História dos recursos e materiais didáticos no ensino de Ciências e Matemática. Planejamento, desenvolvimento, utilização e avaliação de recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.

METODOLOGIA DA PESQUISA E ENSINO

A pesquisa e suas implicações sociais. Principais abordagens metodológicas da pesquisa educacional na área de Ensino: pesquisa experimental; pesquisa-ação e pesquisa participante; estudo de caso; estudo etnográfico; análise de conteúdo; pesquisa histórica; pesquisa bibliográfica; estudos longitudinais e transversais. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa em ensino.

LINGUAGEM, COGNIÇÃO E EMOÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Linguagem e cognição. Questões teóricas e metodológicas das pesquisas sobre cognição e linguagem. O papel das emoções no ensino e aprendizado de Ciências e Matemática.

ESTUDOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM

Estudo das teorias que fundamentam os processos de ensino e aprendizagem. O ensino e a mediação pedagógica. A contextualização do ensino de ciências. As relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano. Análise das relações entre aprendizagem e desenvolvimento e implicações para as práticas pedagógicas em Ciências e Matemática.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES I

Participação em grupos e núcleos de estudos e pesquisas, exame de proficiência e nos seminários de pesquisa.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES II

Elaboração de artigos para publicação em periódicos da área de Ensino (Qualis A1 B2).

ATIVIDADES COMPLEMENTARES III

Elaboração de artigos para publicação em periódicos da área de Ensino (Qualis A1 B2).

TÓPICOS ESPECIAIS EM ENSINO DE MATEMÁTICA

Aspectos teóricos e metodológicos do ensino de matemática.

TÓPICOS ESPECIAIS EM ENSINO DE CIÊNCIAS

Aspectos teóricos e metodológicos do ensino de Ciências.

MODELOS E MODELIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Modelos: concepções e funções. Modelos como ferramentas e objeto de construção científica. Modelos como materiais didáticos para o ensino de ciências e matemática: objetos virtuais e objetos manipuláveis. A modelagem matemática e sua relação com as ciências naturais. Construção e uso de modelos para o ensino. Modelização/modelagem como estratégia de ensino.

FORMAÇÃO CIENTÍFICA, CIDADANIA E COMPREENSÃO PÚBLICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Percepção, compreensão pública e apropriação social do conhecimento científico e tecnológico: trajetórias conceituais, desafios e significado contemporâneo. Estudo de casos nacionais e internacionais de interação entre público e ciência. O papel das tecnologias de informação e comunicação para a participação política na formulação compartilhada de políticas públicas de ciência e tecnologia no Brasil e no mundo. Relações entre formação científica, cidadania e o campo CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).

ARGUMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO

O papel do processo argumentativo para propiciar a aprendizagem, a construção do conhecimento científico e o desenvolvimento do pensamento reflexivo. Modelos de argumentação de Toulmin, Leitão e outros. Argumentação em sala de aula. Argumentação e os Parâmetros Curriculares Nacionais para as Ciências da Natureza e a Matemática. Elaboração e implementação da argumentação no currículo da Educação Científica.