Linhas de Pesquisa
GRANDES LINHAS DE PESQUISA
1. Ensino, Currículo e Processos de Ensino-aprendizagem:
Em consonância aos objetivos do programa, a escolha por esta área de concentração está pautada na necessidade de produção de conhecimentos teórico-práticos que possam reverberar diretamente no entendimento e minimização dos desafios e dificuldades da educação contemporânea no que tange às ciências da natureza e matemática. Assim, visa-se construir uma estreita relação com práticas educativas concretas instauradas no âmbito de espaços formais e não-formais, contribuindo tanto com o avanço teórico metodológico da pesquisa e do Ensino das Ciências e da Matemática quanto com o necessário desenvolvimento da região Nordeste no que se refere aos indicadores sociais e educacionais, dentro do alcance e limite das linhas de pesquisa.
2. Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática:
Investigações sobre práticas e estratégias didático-pedagógicas no âmbito de espaços educativos diversos (formais e não formais) a partir de bases epistemológicas consistentes que venham a impactar a apropriação de conhecimentos cognitivos e metacognitivos de Ciências e Matemática por um público diverso. Nesta linha priorizam-se pesquisas relacionadas à descrição e análise da prática docente, envolvendo o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática, assim como a formação docente.
SUBLINHAS DE PESQUISA
Ensino de Matemática
A proposta aborda os aspectos do processo de ensino-aprendizagem de Matemática em seus diversos níveis de ensino, além de impulsionar e aprofundar a formação em Matemática Pura, envolvendo assuntos e conteúdos específicos de Matemática, a depender da natureza da pesquisa. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa visa disseminar a vertente francesa da Didática da Matemática, por intermédio do emprego de engenharias didáticas, e a vertente francesa da Didática Profissional, com o objetivo de realizar um exame sistemático da aprendizagem do professor de Matemática no trabalho.
Ensino de Física e ensino de Engenharias
Essa proposta delineia temáticas no âmbito da linha de pesquisa Ensino de Física e Engenharias e suas diversas aplicações a serem desenvolvidas no contexto das atividades dos professores proponentes no curso de Doutorado da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN).
Nesse contexto, busca prover ao referido programa de pós-graduação, em nível de doutorado, um grupo de pesquisa de referenciais teóricos e epistemológicos para o ensino de Física e Engenharias, bem como de práticas de integração de ensino de Física e Engenharias com outras áreas interdisciplinares nas temáticas: Aprendizagem significativa em Física e Engenharias; Pesquisa em ensino de Física e Engenharias IV sob a perspectiva sociocultural, salientando a preocupação com o meio ambiente; Pesquisa sobre contribuições didáticas da epistemologia, da história da Física e das Engenharias para a sala de aula; Inovações didáticas em ensino de Física e Engenharias para a formação de professores; Tecnologias de informação e comunicação e modelagem computacional no ensino de Física e Engenharias; Robótica educacional como ferramenta de interdisciplinaridade no ensino de Física e Engenharias; Novas metodologias de ensino a distância de Física e Engenharias e formação de professores.
Ensino de Química
Para a área de ensino de Química do Doutorado RENOEN, têm-se como propostas de pesquisas as aplicações de diversas estratégias metodológicas, de modo a serem inseridas no contexto das ações e pesquisas na formação de professores. Com o avanço da inserção cada vez mais necessária das tecnologias no ambiente de sala de aula, investigações acerca da utilização de computadores, celulares e outras tecnologias da educação que estejam relacionados ao desenvolvimento, aplicação e avaliação de instrumentos didáticos (tais como uso de aplicativos, textos de divulgação científica, produtos educacionais, softwares) são necessárias para trabalhar a formação inicial e continuada de professores de Química através do uso de novas ferramentas de ensino. As pesquisas também devem ser voltadas para o ensino de Química com uma proposta para o Desenvolvimento Sustentável, campo que abrange várias dimensões, incluindo uma visão social, científica e tecnológica, bem como proposta de experimentação em sala de aula com uma inserção sustentável e, com isso, despertar uma formação crítica do cidadão no mundo em que está inserido, além de investigar e repensar o ensino de Química buscando um viés que trabalhe o desenvolvimento sustentável como paradigma teórico-prático nos processos educacionais (Educação Básica e do Ensino Superior), utilizando e/ou desenvolvendo softwares no Ensino de Química, promovendo articulações e reflexões entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), os processos de ensino e aprendizagem e metodologias ativas e uma abordagem voltada para a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Alfabetização Científica (AC). Com foco nessas possibilidades, busca-se também formar grupo de pesquisas direcionados a livros didáticos, fascículos de ciência e tecnologia, documentários, livros paradidáticos e revistas, na perspectiva de desenvolver estudos que relacionem as possibilidades e/ou limitações inerentes às formas de linguagem possíveis para o ensino de Química.
Ensino de Ciências nas séries iniciais
A proposta aborda os aspectos do processo de ensino-aprendizagem relativos à construção do conhecimento e a formação conceitual em ensino de Ciências. Trata, portanto, das concepções conceituais de modelos, propostas e diagnósticos de aprendizagem, de avaliação e de aspectos na formação de estudantes e professores de Ciências. Desta forma, a proposta constrói e amplia pesquisas e práticas pedagógicas no âmbito da formação de professores de Ciências. As pesquisas ainda devem aprimorar a qualificação profissional dos alunos em ensino de Ciências e resultar em uma prática inovadora em sala de aula da educação básica e do ensino superior nas instituições públicas ou privadas. Nessa perspectiva, objetiva favorecer ao programa um espaço e envolvimento às investigações, aperfeiçoamento, ressignificação e práticas de integração de ensino de Ciências com outras áreas interdisciplinares e, sobremaneira, desenvolver pesquisas nas temáticas: Alfabetização Científica (AC); Abordagem em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); Educação Ambiental no ensino de Ciências (EA); Formação de professores no ensino de Ciências, Política pública educacional e ensino de Ciências, entre outras. Outrossim, a linha busca integrar e relacionar a pesquisa, o ensino e a extensão na atuação e feitura da produção das atividades formativas de complexidade no programa.