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Área do discente

última modificação 05/07/2021 23h25

ACESSE:
Matriz curricular/ disciplinas e horários
CORPO DISCENTE ATIVO
CORPO DISCENTE EGRESSO

CADASTRO DOS PROJETOS NO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)

Para o cadastro de projetos de pesquisa no Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do IFCE, deve-se seguir as normas apresentadas no site da Instituição (Link: https://ifce.edu.br/prpi/comite-de-etica-em-pesquisa).

 

MODELOS DE ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO

A elaboração da dissertação deve seguir os critérios, norma e modelo apresentado no site do IFCE. O material apresenta um apoio aos usuários na aplicação das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para a apresentação de trabalhos acadêmicos (link: https://ifce.edu.br/proen/bibliotecas/normalizacao-de-trabalhos-academicos).

- Manual de normalização

- Modelo de trabalho acadêmico 

 

REQUISITOS PARA TITULAÇÃO

  • O aluno deve cumprir a totalidade de 32 créditos, os quais são: no mínimo, de 26 créditos obrigatórios e optativos (concernentes às disciplinas), 4 créditos concernentes à disciplina de dissertação I e 2 créditos concernentes à disciplina de dissertação II;
  • Aprovação no exame de proficiência em Língua Estrangeira; 
  • Apresentar, pelo menos, duas produções acadêmicas, sendo que: um artigo submetido e/ou aceito para a publicação, um artigo publicado na área de ensino (acima de B3, acima de B2 para discentes bolsistas);
  • Aprovação no exame de Qualificação e na defesa da dissertação;

 

COMO SOLICITAR DIPLOMA

O discente deve enviar a solicitação para o e-mail: dippg.secretaria@ifce.edu.br, e os seguintes documentos:

1. Formulário geral de solicitação

2. Cópia da Identidade e CPF

3. Cópia do Diploma da Graduação frente e verso

4. Cópia da Certidão de Quitação Eleitoral ou comprovante;·      

5. Cópia da Carteira de Reservista (para homens);

6. Documento de liberação da biblioteca (nada consta);

7. Dissertação Definitiva em PDF com folha de aprovação e ficha catalográfica, conforme normas da biblioteca

* Providenciar a  ficha  catalográfica  do  trabalho.  Para  isso,  deve acessar  o Gerador Automático de Ficha Catalográfica (link - http://fichacatalografica.ifce.edu.br/index.php), disponível no Portal SIBI , preenchendo o formulário com os dados bibliográficos do trabalho.
 *A folha contendo a ficha catalográfica deverá ser inserida após a folha de rosto do trabalho final  em formato eletrônico;

8. Termo de autorização de publicação do trabalho na Biblioteca do IFCE (link – documento modelo em anexo 1)

*  Imprimir, preencher, assinar, digitalizar e salvar, em formato PDF, o Termo de Autorização para Disponibilizar Trabalho Final no Repositório  Institucional do IFCE. 

9. Declaração concordância do orientador 

 

ORIENTAÇÕES PARA A DEFESA DE DISSERTAÇÃO

 Orientações para o agendamento do exame de qualificação:

  • Entrega do formulário preenchido “Requerimento de exame de qualificação” e o “Formulário de Cadastro de banca de qualificação” (modelos de formulários disponibilizados);
  • No documento “Formulário de Cadastro de banca de qualificação” atentar ao preenchimento para cadastro de docente externo ao PGECM, caso ele não possua cadastro no programa;
  • Uma cópia do trabalho (o trabalho de qualificação, em formato PDF).
  • Encaminhar os documentos supracitados para os e-mails (dippg.secretaria@ifce.edu.br e pgecm@ifce.edu.br) indicando a solicitação de exame de qualificação.

 

Defesas virtuais

  • Entrega do formulário preenchido “ENCAMINHAMENTO DA DISSERTAÇÃO PARA DEFESA” e o “FORMULÁRIO DE CADASTRO DE BANCA DE DISSERTAÇÃO” (modelos de formulários disponibilizados);
  • Documento de comprovação de proficiência em língua estrangeira para solicitação de defesa;
  • Documento de comprovação de publicação de artigo em periódico com Qualis em Ensino mais a comprovação de outro artigo submetido em periódico com Qualis (conforme disposto em Regimento do Programa).
  • A Defesa de dissertação deve ocorrer através do uso da plataforma virtual Google Meet e o link deve ser indicado no documento “ENCAMINHAMENTO DA DISSERTAÇÃO PARA DEFESAagendado pelo(a) orientador(a), a partir do seu e-mail institucional; o(a) orientador(a) se encarregará de enviar o link para os participantes da defesa; recomenda-se agendar um teste anterior à data da defesa para verificar se todos estão se conectando sem problemas.
  • O convite com o link deve ser enviado também ao e-mail da Coordenação do PGECM, o qual será incluído na agenda de eventos do programa em sua página virtual, de forma que se garanta que a mesma está sendo realizada de forma pública, assim os que desejarem podem acessar e assistir.
  • Orientamos que a solicitação de defesa de dissertação ocorra 30 (trinta) dias antes da data programada para a defesa e encaminhá-la, inserindo toda a documentação, para os e-mails (dippg.secretaria@ifce.edu.br e pgecm@ifce.edu.br). É importante ressaltar que: os membros da banca que não apresentam cadastro no SEI do IFCE, que realizem o cadastro como usuário externo visando a assinatura da ATA. Segue o link de cadastro de membro externo:
  • https://sei.ifce.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_enviar_cadastro&acao_origem=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0

 

REGULAMENTOS

 

FORMULÁRIOS (DEFESA, QUALIFICAÇÃO, COORIENTAÇÃO