Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática > Área do discente
conteúdo

Área do discente

última modificação 10/01/2024 17h04

ACESSE:
Matriz curricular/ disciplinas e horários
CORPO DISCENTE ATIVO
CORPO DISCENTE EGRESSO

CADASTRO DOS PROJETOS NO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)

Para o cadastro de projetos de pesquisa no Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do IFCE, deve-se seguir as normas apresentadas no site da Instituição (Link: https://ifce.edu.br/prpi/comite-de-etica-em-pesquisa).

 

MODELOS DE ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO

A elaboração da dissertação deve seguir os critérios, norma e modelo apresentado no site do IFCE. O material apresenta um apoio aos usuários na aplicação das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para a apresentação de trabalhos acadêmicos (link: https://ifce.edu.br/proen/bibliotecas/normalizacao-de-trabalhos-academicos).

- Manual de normalização

- Modelo de trabalho acadêmico 

 

REQUISITOS PARA TITULAÇÃO

  • O aluno deve cumprir a totalidade de 32 créditos, os quais são: no mínimo, de 26 créditos obrigatórios e optativos (concernentes às disciplinas), 4 créditos concernentes à disciplina de dissertação I e 2 créditos concernentes à disciplina de dissertação II;
  • Aprovação no exame de proficiência em Língua Estrangeira; 
  • Apresentar, pelo menos, duas produções acadêmicas, sendo que: um artigo submetido e/ou aceito para a publicação, um artigo publicado na área de ensino (acima de B3, acima de B2 para discentes bolsistas);
  • Aprovação no exame de Qualificação e na defesa da dissertação;

 

ENTREGA DE DISSERTAÇÃO


Inicia (Protocolo/SEI IFCE)

O(A) discente titular da Dissertação deve abrir um requerimento no SEI IFCE, no perfil de membro externo (no link: CLIQUE AQUI)

E deve anexar separadamente ao processo:

  1. Dissertação (Gerador de Ficha Catalográfica disponível em: https://ifce.edu.br/proen/bibliotecas/entrega-de-trabalhos-academicos)
  2. Declaração de anuência do orientador(a) 
  3. Ata de Defesa de Dissertação
  4. Recibo de Nada Consta da Biblioteca (emitido pela Biblioteca presencialmente ou online no perfil de usuário no link: http://www.biblioteca.ifce.edu.br/)
  5. Termo de Autorização para Disponibilizar Trabalho Final no Repositório  Institucional do IFCE (disponível em: https://ifce.edu.br/proen/bibliotecas/entrega-de-trabalhos-academicos)

Encerra (Biblioteca)

Emissão e anexação da Declaração de Validação da Dissertação ao respectivo Processo SEI.

 

SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA (apenas nessa etapa é possível solicitar declaração de conclusão de curso)


Inicia (Protocolo/SEI IFCE)

O(A) discente titular do direito a Diploma deve abrir um requerimento no SEI IFCE, no perfil de membro externo (no link: CLIQUE AQUI)

E deve anexar ao processo:

  1. Documento de Identidade ou da Carteira Nacional de Estrangeiros/RNE (para estrangeiros)
  2. Certidão de nascimento ou casamento (APENAS se houver divergência na acentuação e/ou cedilha entre o seu RG e o nome que consta na Certidão)
  3. Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  4. Comprovante quitação serviço militar (homens entre 19 e 45 anos)
  5. Título Eleitor
  6. Comprovante de quitação eleitoral
  7. Declaração de VALIDAÇÃO DA SUBMISSÃO DE DISSERTAÇÃO emitida pela Biblioteca do IFCE - Campus Fortaleza
  8. Certificado ou Comprovante de Exame de Proficiência em língua estrangeira, conforme regimento do programa de Pós-Graduação


Encerra (Secretaria)

Entrega do Diploma ao requerente na Secretaria de Pós-Graduação e anexação do Recibo de Entrega assinado ao respectivo Processo SEI.

 

ORIENTAÇÕES PARA A DEFESA DE DISSERTAÇÃO

 Orientações para o agendamento do exame de qualificação:

  • Entrega do formulário preenchido “Requerimento de exame de qualificação” e o “Formulário de Cadastro de banca de qualificação” (modelos de formulários disponibilizados);
  • No documento “Formulário de Cadastro de banca de qualificação” atentar ao preenchimento para cadastro de docente externo ao PGECM, caso ele não possua cadastro no programa;
  • Uma cópia do trabalho (o trabalho de qualificação, em formato PDF).
  • Encaminhar os documentos supracitados para os e-mails (dippg.secretaria@ifce.edu.br e pgecm@ifce.edu.br) indicando a solicitação de exame de qualificação.

 

Defesas virtuais

  • Entrega do formulário preenchido “ENCAMINHAMENTO DA DISSERTAÇÃO PARA DEFESA” e o “FORMULÁRIO DE CADASTRO DE BANCA DE DISSERTAÇÃO” (modelos de formulários disponibilizados);
  • Documento de comprovação de proficiência em língua estrangeira para solicitação de defesa;
  • Documento de comprovação de publicação de artigo em periódico com Qualis em Ensino mais a comprovação de outro artigo submetido em periódico com Qualis (conforme disposto em Regimento do Programa).
  • A Defesa de dissertação deve ocorrer através do uso da plataforma virtual Google Meet e o link deve ser indicado no documento “ENCAMINHAMENTO DA DISSERTAÇÃO PARA DEFESAagendado pelo(a) orientador(a), a partir do seu e-mail institucional; o(a) orientador(a) se encarregará de enviar o link para os participantes da defesa; recomenda-se agendar um teste anterior à data da defesa para verificar se todos estão se conectando sem problemas.
  • O convite com o link deve ser enviado também ao e-mail da Coordenação do PGECM, o qual será incluído na agenda de eventos do programa em sua página virtual, de forma que se garanta que a mesma está sendo realizada de forma pública, assim os que desejarem podem acessar e assistir.
  • Orientamos que a solicitação de defesa de dissertação ocorra 30 (trinta) dias antes da data programada para a defesa e encaminhá-la, inserindo toda a documentação, para os e-mails (dippg.secretaria@ifce.edu.br e pgecm@ifce.edu.br). É importante ressaltar que: os membros da banca que não apresentam cadastro no SEI do IFCE, que realizem o cadastro como usuário externo visando a assinatura da ATA. Segue o link de cadastro de membro externo:
  • https://sei.ifce.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_enviar_cadastro&acao_origem=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0

 

REGULAMENTOS

 

FORMULÁRIOS (DEFESA, QUALIFICAÇÃO, COORIENTAÇÃO