Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Painel do Conhecimento > Reportagens > Tecnologia > Sistema de controle ajuda tetraplégicos nas ações diárias
conteúdo

Notícias

Sistema de controle ajuda tetraplégicos nas ações diárias

Com movimentos com a cabeça e suporte dos equipamentos, o usuário poderá travar e destravar o controle e emitir comandos para acionar a cadeira de rodas motorizada e/ou dispositivos de automação residencial.
última modificação: 11/12/2019 10h38

Um sistema de controle por gestos com a cabeça está em desenvolvimento pelo aluno Alexandre Laureano, do curso Tecnologia em Telemática, para auxiliar tetraplégicos em sua rotina. O equipamento se assemelha a um headphone a que são acoplados um microcontrolador, um sensor e um bip. A proposta é que, com movimentos com a cabeça, o usuário possa travar e destravar o controle e emitir comandos para acionar a cadeira de rodas motorizada e/ou dispositivos de automação residencial.

De acordo com o pesquisador, o controle dispõe de uma bateria e é recarregável em energia elétrica. O bip informa, por meio de som, a conclusão e validade das ações comandadas pelo usuário. A ação de ligar e desligar as lâmpadas de casa, por exemplo, poderá ser determinada a partir de movimentos de cabeça predefinidos ou personalizados. 

 Atualmente, a expectativa é reduzir o protótipo do headphone, apelidado de controle universal pelo discente. Além disso, ele pretende adaptar o equipamento com acessórios, de acordo com os graus de tetraplegia existentes. Um deles, por exemplo, é um sistema de voz para os pacientes que estejam aptos a utilizar também esse comando.