Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Painel do Conhecimento > Reportagens > Pesquisa > IFCE integra pesquisa sobre Educação Superior na América do Sul
conteúdo

Notícias

IFCE integra pesquisa sobre Educação Superior na América do Sul

Investigação quer conhecer melhor as tendências nas matrículas
última modificação: 26/08/2020 10h20
Foto: Arquivo CCS Momento da pré- matrícula do ES no campus.
Imagem feita antes da pandemia.

Momento da pré- matrícula do ES no campus. Imagem feita antes da pandemia.

“Tendências na Matrícula da Educação Superior nos países do MERCOSUL: Análises de variáveis específicas a partir dos primeiros anos do século XXI” é o título da pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Investigações do Ensino Superior do MERCOSUL (NEIES), tendo o IFCE como única instituição da Rede Federal de EPT do Brasil como participante.

A pesquisa multinacional quer apresentar panoramas seguros para a definição de políticas públicas e a integração daquele nível de ensino nos países sul americanos. Para isso, a investigação caracteriza o Ensino Superior Universitário Regional e a população universitária, levanta o enquadramento legal do ES em cada país, o financiamento educativo e as tendências nas matrículas, bem como analisa os indicadores do ES universitário em níveis regional e nacional e trata da avaliação e certificação universitária.

A pedagoga Ana Cláudia Uchoa, representante do campus de Fortaleza na pesquisa internacional, explica que o IFCE e a Universidade de Joinville trabalham nos dados nacionais. A caracterização do ensino superior brasileiro, do respectivo aporte legal e toda a parte documental deu origem a varias publicações e apresentações de trabalho.  Nesta fase final, são revisados os dados quantitativos relativos às tendências das matrículas, tendo como fonte o INEP, tratados pela equipe de estatísticos da Universidade de Vila Maria (Córdoba- Argentina), instituição coordenadora da investigação. “Outros documentos devem ser gerados a partir desses levantamentos”, adianta.

Além de Ana Cláudia Uchoa, o grupo de pesquisadores do IFCE também envolvidos nesta pesquisa é integrado por: Érica Gallindo, do campus de Aracati, e dos representantes da Pró-Reitoria de Ensino da instituição  Hobson Cruz, Jarbiane Sucupira e Ana Leila Maciel  (que participou da primeira fase da pesquisa e da confecção de seu relatório e, em seguida, solicitou saída da equipe). 

Em fase final, a investigação foi iniciada pelo NEIES em 2018, também com a colaboração das universidades de Pilar e de Autônoma de Encarnación (ambas do Paraguai); Nacional del Nordeste e Nacional de La Rioja (Argentina); da República ( Uruguai), de Valparaíso (Chile) e de Manizales(Colômbia). 

Pesquisadores: Ana Cláudia Uchôa- (CTP/Fortaleza)  (85) 3307. 3662

Hobson Cruz (CTP/PROEN) (85) 3401.2278.

Jarbiani Sucupira (DES/PROEN) (85) 3401. 2336

 

Márlen Danúsia- campus de Fortaleza

 

 ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; CASTRO, J. S. A.; CRUZ, H. A.; GALLINDO, E. L.; MACIEL, A. L. F.
BRASIL In: Caracterización y democratización de la Educación Superior en Mercosur ampliado.1 ed.Villa María: Universidad Nacional de Villa María, 2019, v.01, p. 80-115.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9789874993212, Home page: http://cepyd.net.ar/wp-content/uploads/2019/11/Libro-Reales.pdf