Notícias
IFCE integra pesquisa sobre Educação Superior na América do Sul
“Tendências na Matrícula da Educação Superior nos países do MERCOSUL: Análises de variáveis específicas a partir dos primeiros anos do século XXI” é o título da pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Investigações do Ensino Superior do MERCOSUL (NEIES), tendo o IFCE como única instituição da Rede Federal de EPT do Brasil como participante.
A pesquisa multinacional quer apresentar panoramas seguros para a definição de políticas públicas e a integração daquele nível de ensino nos países sul americanos. Para isso, a investigação caracteriza o Ensino Superior Universitário Regional e a população universitária, levanta o enquadramento legal do ES em cada país, o financiamento educativo e as tendências nas matrículas, bem como analisa os indicadores do ES universitário em níveis regional e nacional e trata da avaliação e certificação universitária.
A pedagoga Ana Cláudia Uchoa, representante do campus de Fortaleza na pesquisa internacional, explica que o IFCE e a Universidade de Joinville trabalham nos dados nacionais. A caracterização do ensino superior brasileiro, do respectivo aporte legal e toda a parte documental deu origem a varias publicações e apresentações de trabalho. Nesta fase final, são revisados os dados quantitativos relativos às tendências das matrículas, tendo como fonte o INEP, tratados pela equipe de estatísticos da Universidade de Vila Maria (Córdoba- Argentina), instituição coordenadora da investigação. “Outros documentos devem ser gerados a partir desses levantamentos”, adianta.
Além de Ana Cláudia Uchoa, o grupo de pesquisadores do IFCE também envolvidos nesta pesquisa é integrado por: Érica Gallindo, do campus de Aracati, e dos representantes da Pró-Reitoria de Ensino da instituição Hobson Cruz, Jarbiane Sucupira e Ana Leila Maciel (que participou da primeira fase da pesquisa e da confecção de seu relatório e, em seguida, solicitou saída da equipe).
Em fase final, a investigação foi iniciada pelo NEIES em 2018, também com a colaboração das universidades de Pilar e de Autônoma de Encarnación (ambas do Paraguai); Nacional del Nordeste e Nacional de La Rioja (Argentina); da República ( Uruguai), de Valparaíso (Chile) e de Manizales(Colômbia).
Pesquisadores: Ana Cláudia Uchôa- (CTP/Fortaleza) (85) 3307. 3662
Hobson Cruz (CTP/PROEN) (85) 3401.2278.
Jarbiani Sucupira (DES/PROEN) (85) 3401. 2336
Márlen Danúsia- campus de Fortaleza
ARAÚJO, ANA CLÁUDIA UCHÔA; CASTRO, J. S. A.; CRUZ, H. A.; GALLINDO, E. L.; MACIEL, A. L. F.
BRASIL In: Caracterización y democratización de la Educación Superior en Mercosur ampliado.1 ed.Villa María: Universidad Nacional de Villa María, 2019, v.01, p. 80-115.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9789874993212, Home page: http://cepyd.net.ar/wp-content/uploads/2019/11/Libro-Reales.pdf