Piranômetro é desenvolvido no IFCE e reduz custo em mais de 98%
Você já ouviu falar em piranômetro? É um instrumento para medir a radiação solar que é muito utilizado nas mais diversas atividades de estudos e produção nas áreas de meteorologia, climatologia, física de engenharia de construção e em sistemas fotovoltaicos. Mas o equipamento estrangeiro disponível no comércio tem um grande problema: é caro demais, cerca de 10 mil reais.
Pesquisadores desenvolvem instrumento de medição de radiação solar
Para baratear o produto, pesquisadores do campus de Fortaleza do IFCE resolveram construir o seu próprio instrumento. O resultado foi tão bom que esse trabalho foi aprovado para ser apresentado em julho no Rio de Janeiro, durante o International Joint Conference on Neural Networks, dentro do World Congress on Computational Intelligence.
Piranômetro cearense está com patente em processo de registro e será apresentado em congresso internacional de computação
Segundo Igor Rocha de Sousa, 25, engenheiro mecatrônico e aluno do Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis do IFCE, a ideia surgiu quando “precisamos do instrumento para fazer testes na disciplina de Sistemas Computacionais Embarcados”.
Reunindo conhecimentos das áreas de Eletrônica e Microcontroladores, Redes Neurais Artificiais e Sistemas Embarcados, Igor e Rogério Segundo, aluno pesquisador da Engenharia de Mecatrônica, construíram um equipamento similar com custo médio de R$ 150,00. De acordo com os pesquisadores, os componentes utilizados não ultrapassaram o valor mencionado. A pesquisa foi orientada pelos professores Elias Teodoro Silva Jr. (área de Sistemas Computacionais Embarcados) e Cláudio Marques de Sá Medeiros (área de Redes Neurais).
O equipamento (foto) é constituído de elementos sensores, um chip eletrônico que contém a rede neural e um sistema de envio de dados. A cápsula e a placa com microcontrolador e elemento sensor, instalada no interior do invólucro, foram desenvolvidas em dois meses nos laboratórios do campus de Fortaleza, onde, em seguida, foi feita a impressão em 3D.
Protótipo de instrumento é testando e funciona bem
O protótipo construído totalmente no IFCE está com patente em processo de registro. Os pesquisadores pretendem, numa nova versão, melhorar a apresentação reduzindo o tamanho da cápsula e incluindo um display no modelo para apresentar os dados.
O instrumento com tecnologia 100% cearense é fruto da pesquisa intitulada “Estimação de Irradiância Solar Global com LDR utilizando Redes Neurais Artificiais embarcada em um Microcontrolador de 8 bits”.
Reportagem: Márlen Danúsia