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Pesquisa busca desenvolver novos catalisadores automotivos para redução da poluição ambiental

última modificação: 23/01/2020 13h11

Pesquisa desenvolvida em parceria do IFCE com a UECE busca produzir novos materiais com nanotecnologia contendo cobre e ferro para redução de emissões de monóxido de nitrogênio (NOx) oriundas de emissões automotivas, em especial de veículos a diesel. Sob outra perspectiva para redução destes poluentes, avalia-se a utilização de monóxido de carbono (CO) em substituição à amônia (NH3) no processo atualmente utilizado. A tecnologia atual opera com materiais tóxicos contendo vanádio. Os novos materiais propostos na pesquisa são o ferro (Fe) e o cobre (Cu), nesta condição mais amigos do meio ambiente.

O NOx e outros gases de escapamento são responsáveis por ocasionar problemas ambientais (como: chuva ácida, smog fotoquímico, depleção da camada de ozônio) e também danos à saúde humana quando inalados de forma contínua e prolongada. Segundo dados do DENATRAN, a frota brasileira de veículos a diesel gira em torno de 7.732.802 de automóveis a diesel em circulação, o que só agrava o problema de poluição atmosférica.

Entre os materiais estudados, obteve destaque o material tipo sílica, contendo cobre com um teor de metal de 8,9%, o qual se mostrou ser ativo a temperaturas médias entre 380 - 400 ºC, com conversão de 99% do NO na corrente simulada de escapamento. O outro material também avaliado, contendo 10,1 % de ferro, atingiu 98% de conversão do NO. Ambos os materiais apresentaram ótima estabilidade térmica e resistência a venenos típicos de escapamentos veiculares, como água e dióxido de enxofre. 

A pesquisa é resultado da investigação da mestranda Monique da Silva Souza (UECE), durante o seu mestrado acadêmico em andamento no Programa de Pós-graduação em Ciências Físicas Aplicadas da UECE, sob a orientação do professor Rinaldo Araújo (IFCE Fortaleza).