Notícias
A Física da Bailarina
Fruto de pesquisa desenvolvida durante o Mestrado em Ciência da Computação do IFCE, o aplicativo A Física da Bailarina acaba de ser premiado com o quarto lugar, na categoria Protótipo, na competição Apps.edu do Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2019.
O app, já disponível na Play Store, apresenta, em animação, uma bailarina que executa rotações com base em informações determinadas e fornecidas pelo usuário, implicando a velocidade angular final. Parâmetros, como abertura dos braços, massa e velocidade angular inicial, ficam disponíveis para manipulação. Assim, os estudantes podem compreender melhor as variáveis que impactam os momentos angulares, um dos conceitos de Física.
A Física da Bailarina foi desenvolvida por Aislan Freitas, aluno do Mestrado em Ciência da Computação do IFCE, sob a orientação do professor Gilvandenys Sales, com a colaboração de Alisson Oliveira. O designer educacional é de Laudenor Amorim, aluno da Licenciatura em Física do IFCE de Fortaleza.
Além da Física da Bailarina, o campus de Fortaleza do IFCE também foi premiado no Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2019, com plugin que viabiliza o envolvimento do aluno no processo de avaliação entre pares. Projeto também oriundo do Mestrado em Ciência da Computação do IFCE de Fortaleza, o Glossário Learning Vectors assegurou o quinto lugar, na categoria Produto, na mesma disputa. Nesse caso, o desenvolvedor foi o ex-aluno, Monck Charles, também sob a orientação do professor pesquisador Gilvandenys Sales.
Pesquisador:
Aislan Freitas - mestrando em Ciência da Computação - IFCE/ (85) 3307-4015
Márlen Danúsia- campus de Fortaleza