Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Startup monitora frutas e hortaliças
conteúdo

Notícias

Startup monitora frutas e hortaliças

Projeto propõe sistema para otimizar o agronegócio
última modificação: 05/02/2020 18h25
Elisvelton e Diego participam da campus Mobile

Elisvelton e Diego participam da campus Mobile

Dois estudantes do campus de Fortaleza do IFCE, Elisvelton Teixeira (Engenharia da Computação) e Diego Araújo (Engenharia de Telecomunicações), sob a supervisão da professora Marieta Lauar, acabaram de desenvolver uma startup focada no monitoramento da produção de frutas e hortaliças, utilizando inteligência artificial e internet das coisas.

Denominado de IAgro, o projeto funciona da seguinte maneira: os dados coletados são enviados para um sistema de armazenamento em nuvem e posteriormente analisados, de forma que as tomadas de decisões considerem os indicadores de colheita. Terminada essa etapa, as informações e sugestões são enviadas para o produtor, com vista a prevenir e reduzir perdas.

O projeto é orientado pela professora Marieta Lauar, que destaca a eficiência da iniciativa. “A IAgro traz solução eficaz e de inovação no agronegócio, sendo importantíssima para alavancar esse setor no nosso Estado e demais regiões.”

A startup está na 2ª fase do programa Corredores Digitais do Governo do Estado e acaba de ser selecionada para participar da Campus Mobile, competição de soluções digitais inovadoras que acontece em São Paulo, entre os dias 3 e 7 de fevereiro.

Para Elisvelton Teixeira, as competições têm sido importantes para o aprimoramento da startup. “Temos ganhado maturidade, mudado nossa forma de ver o que é empreendedorismo. Aprendemos a lidar com falhas e desafios e sobretudo a ter cada vez mais persistência.”

O IAgro é um sistema de inteligência artificial que monitora as plantações por meio de sensores e câmeras, com o propósito de medir indicadores de temperatura, umidade e velocidade do vento, entre outros.