Notícias
Startup aposta no desenvolvimento de luminária germicida
Um hardware com capacidade de esterilizar ambientes com tecnologia UVC é o produto em desenvolvimento pela equipe da Pomtal Atlas, mais uma startup pré-incubada no IFCE de Fortaleza.
Segundo Otávio Viana (à esq. da foto), 20, aluno de Engenharia de Mecatrônica, o hardware foi idealizado para atender a necessidade de clínicas de saúde de pequeno e médio porte. “O plafon é bem simples. O próprio cliente poderá comprar e instalar, sistema plug play”, adianta ele. O case em elaboração mantém as funções tradicionais de iluminação e, com a movimentação de pessoas no ambiente, ativa a esterilização germicida ultravioleta.
O foco do momento é finalizar o modelo 3D e escalonar o hardware de olho no mercado. “Alguns gestores de clínicas já nos procuram querendo fechar negócio, mas antes precisamos aprimorar e escalonar o produto”, reconhece o estudante. Nesse sentido, os jovens empreendedores continuam participando de eventos direcionados a startups e contam também com o apoio da UFC, onde realizaram os primeiros testes laboratoriais de eficácia da esterilização.
Liberdade
A startup Pomtal está na incubadora do IFCE de Fortaleza desde o final de 2021 na fase de pré-incubação. De acordo com o jovem empresário, o principal benefício que a Incubadora do IFCE traz, neste momento, é “promover a liberdade para pensar o negócio e definir aonde se quer chegar”. Nesse sentido, as mentorias, network e a troca de conhecimento entre empresas incubadas em diversos estágios de amadurecimento são muito valiosas.
A futura empresa já se destaca nos organismos de apoio ao empreendedorismo. Este ano, foi aprovada no programa Você Empreendedor (Nutec/Governo do Estado) e, em 2021, ano de aprovação, no Corredores Digitais - categoria Criação de Negócios (Secitece/Governo do Estado). A incubadora da UECE também reconheceu o talento inovador da Pomtal em 2021, sagrando-a campeã do concurso Modelo de Negócios da IncubaUECE.
A equipe da Pomtal Atlas é composta também por outro aluno de Engenharia de Mecatrônica do IFCE de Fortaleza, Lael Souza (à dir. da foto), 21, e por Michael Cleudes, 21, estudante de Engenharia Química (UFC) e Gestão Financeira (Estácio). Otávio Viana estuda ainda Administração de Empresas (HBC).
Mais informações:
Incubadora de Empresas do IFCE Fortaleza
https://ifce.edu.br/fortaleza/incubadora
Fone: (85) 3307.3690/3307.3748
E-mail: incubadora.fortaleza@ifce.edu.br