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Fortaleza

Seminário destaca importância da comunicação

Tema foi debatido em evento realizado em Fortaleza
última modificação: 30/11/2015 18h31
Seminário de Comunicação foi ministrado por Jorge Duarte (foto: Júnior Panela/UFC)

Seminário de Comunicação foi ministrado por Jorge Duarte (foto: Júnior Panela/UFC)

A importância estratégica da comunicação para o desenvolvimento das instituições federais de ensino foi destacada durante o I Seminário de Comunicação IFCE/UFC, evento promovido em parceria entre o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), nesse sábado, 24, no auditório da reitoria da UFC, em Fortaleza. 

Gestores e comunicadores das duas organizações participaram do evento, cujas palestras foram ministradas pelo jornalista e relações públicas Jorge Duarte, atual coordenador de Comunicação em Ciência e Tecnologia da Embrapa/DF. O palestrante, doutor em Comunicação Social e autor de vários livros na área, atuou como assessor especial e diretor do Núcleo de Comunicação Pública da Secretaria Nacional de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República entre 2004 e 2012. 

Na primeira palestra, o tema em destaque foi “O papel estratégico da comunicação nas instituições federais públicas de ensino”. Para Jorge Duarte, é necessário que as instituições insiram a comunicação noS processos de planejamento de seus principais programas e serviços, de forma a conseguir um melhor retorno na relação com seus públicos de interesse, sejam eles internos ou externos. 

Em seguida, o palestrante falou sobre as “Estratégias de relacionamento com a mídia” e orientou o público presente sobre os cuidados e a importância de falar bem com os meios de comunicação. O tema voltou à pauta na última palestra do dia, sobre “Técnicas de formulação de mensagens-chaves e capacitação de porta-vozes”, em que Duarte frisou a necessidade de as instituições terem fontes preparadas para falar sobre os principais temas de suas respectivas áreas de atuação. 

No início da tarde, Jorge Duarte apresentou o processo de construção da Política de Comunicação da Embrapa - tida como referência no Brasil - e falou sobre a importância de as instituições públicas terem políticas de comunicação participativas e bem definidas. "Garantir uma boa comunicação, em qualquer instituição, é uma responsabilidade de todos; não apenas dos profissionais de comunicação", frisou.