Fortaleza
Seminário destaca importância da comunicação
A importância estratégica da comunicação para o desenvolvimento das instituições federais de ensino foi destacada durante o I Seminário de Comunicação IFCE/UFC, evento promovido em parceria entre o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), nesse sábado, 24, no auditório da reitoria da UFC, em Fortaleza.
Gestores e comunicadores das duas organizações participaram do evento, cujas palestras foram ministradas pelo jornalista e relações públicas Jorge Duarte, atual coordenador de Comunicação em Ciência e Tecnologia da Embrapa/DF. O palestrante, doutor em Comunicação Social e autor de vários livros na área, atuou como assessor especial e diretor do Núcleo de Comunicação Pública da Secretaria Nacional de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República entre 2004 e 2012.
Na primeira palestra, o tema em destaque foi “O papel estratégico da comunicação nas instituições federais públicas de ensino”. Para Jorge Duarte, é necessário que as instituições insiram a comunicação noS processos de planejamento de seus principais programas e serviços, de forma a conseguir um melhor retorno na relação com seus públicos de interesse, sejam eles internos ou externos.
Em seguida, o palestrante falou sobre as “Estratégias de relacionamento com a mídia” e orientou o público presente sobre os cuidados e a importância de falar bem com os meios de comunicação. O tema voltou à pauta na última palestra do dia, sobre “Técnicas de formulação de mensagens-chaves e capacitação de porta-vozes”, em que Duarte frisou a necessidade de as instituições terem fontes preparadas para falar sobre os principais temas de suas respectivas áreas de atuação.
No início da tarde, Jorge Duarte apresentou o processo de construção da Política de Comunicação da Embrapa - tida como referência no Brasil - e falou sobre a importância de as instituições públicas terem políticas de comunicação participativas e bem definidas. "Garantir uma boa comunicação, em qualquer instituição, é uma responsabilidade de todos; não apenas dos profissionais de comunicação", frisou.