Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Radionovela O Quinze estreia dia 24

Radionovela O Quinze estreia dia 24

Produção irá ao ar na Rádio Universitária FM
última modificação: 22/12/2018 20h04

A seca do ano de 1915, uma das mais avassaladoras para o sertão cearense, ganha espaço na programação da Rádio Universitária FM com a adaptação do romance O Quinze, de Raquel de Queiroz. A radionovela, que estreia no dia 24 de dezembro às 7h30, é mais um fruto da parceria entre a emissora e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), por meio da Coordenadoria de Comunicação Social e do curso de Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza.

A novela apresenta dois paralelos da seca: de um lado, um grupo retirante, que sonha com uma vida melhor em Fortaleza; de outro, as famílias mais abastadas, proprietárias de fazendas no interior do Ceará. No elenco, estudantes do curso de Teatro do IFCE que puderam explorar as potencialidades do rádio como meio de comunicação aliado às artes cênicas.

Dividido em cinco capítulos, O Quinze faz parte da programação especial de fim de ano da Universitária FM. A radionovela vai ao ar nos seguintes dias e horários: 24 a 28 de dezembro, às 7h30, com reprise às 18h30. Está programada também uma segunda exibição na semana seguinte, de 31 de dezembro a 4 de janeiro, também às 7h30 e às 18h30.

A adaptação do texto é de Manuella Nobre e de Jailson Neves. Na direção, Manuella Nobre e Caio Mota, coordenador de programação da Universitária FM e também responsável pela narração e edição. No elenco, os estudantes  Dudu Freitas, Ellen Barros, Gildo Feitosa, Mirlla Araújo, Natália Falcão e Samuel Siebra.

O Quinze é a quarta produção do projeto de extensão do IFCE iniciado em 2016. Este ano, a ação foi contemplada pelo Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (PAPEX) do IFCE.

SOBRE O ROMANCE
Publicado em 1930 como o primeiro e mais popular romance da cearense Raquel de Queiroz, O Quinze apresenta um contexto rico em detalhes da seca de 1915, descrevendo desde os retirantes no interior do Ceará aos campos de concentração que existiam em Fortaleza na época. O romance faz parte do ciclo nordestino, com algumas características do neorrealismo.

O Quinze, de Raquel de Queiroz
Elenco: Dudu Freitas, Ellen Barros, Gildo Feitosa, Mirlla Araújo, Natália Falcão e Samuel Siebra
Adaptação: Manuella Nobre e Jailson Neves
Direção: Caio Mota e Manuella Nobre