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Projetos integram estudantes e comunidade
Cidadania
Além dos conhecimentos técnicos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará se preocupa com a formação cidadã do estudante, despertando a sua consciência crítica, o seu senso de responsabilidade social perante a comunidade à qual pertence e a coletividade como um todo. Um dos espaços em que a formação cidadã é desenvolvida é na disciplina de Projetos Sociais, presente em todos os cursos superiores do IFCE.
“Os projetos propostos integram teoria e prática, conseguem promover uma vivência direta com as demandas sociais e fazem com que os alunos desenvolvam competências relacionadas à responsabilidade social, ao trabalho em equipe e à resolução de problemas, enriquecendo sua formação acadêmica”, explica a professora Marieta Lauar, que conduz as referidas disciplinas no campus de Fortaleza.
Neste semestre, alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental abordaram o aproveitamento integral dos alimentos, promovendo uma educação alimentar saudável que beneficia tanto a saúde quanto o meio ambiente ao reduzir o desperdício e a quantidade de lixo gerado. Nas oficinas, os estudantes ensinaram como aproveitar cascas, sementes de frutas e talos de vegetais, ressaltando os benefícios nutricionais e estimulando o consumo consciente entre a comunidade do IFCE.
Participaram da ação alunos e funcionários terceirizados do campus de Fortaleza. Entre as receitas, suco de polpa e semente do melão, compota da entrecasca do melão, brigadeiro de banana, torta salgada de abóbora, bolo de abóbora e suco da casca do abacaxi com hortelã e menta. Mais de 300 pessoas participaram da degustação. “Teve uma boa aceitação. Alguns pediram as receitas. Até mesmo quem não gostava de abóbora gostou e vai procurar inserir na alimentação”, conta a estudante Verônica Rodrigues.
Outro projeto desenvolvido pelos alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental foi o Pata Solidária, que arrecadou insumos (ração, material de higiene, medicamentos, entre outros) para cães e gatos com o intuito de auxiliar abrigos que cuidam de animais abandonados e/ou resgatados. Foram mais de 400 kg de ração arrecadados, além de medicamentos, que foram destinados ao abrigo Mascotinho (Eusébio) e São Lázaro (Fortaleza). Rejane Tomé conta que a vivência de iniciar um projeto foi “enriquecedor para o seu crescimento pessoal e profissional” e “contribuiu bastante” para a sua formação.
Neste semestre os estudantes também escolheram o Lar Santa Bárbara, instituição de longa permanência que abriga 18 idosos no bairro de Fátima que funciona próximo ao campus, para desenvolver um projeto social. Os alunos optaram por arrecadar itens de higiene pessoal e fraldas para os idosos. “Verificar as demandas e as carências (da instituição) me fez perceber que podemos utilizar nossos recursos intelectuais para compartilhar experiência e ajudar ao próximo. Na Licenciatura em Matemática, posso ajudar crianças, jovens, adultos e idosos a realizarem atividades de lógica e raciocínio para promoção de saúde mental”, exemplifica a estudante Karine Baumann.
Por Manuella Nobre (Fortaleza)