Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Projeto premiado teve embrião em sala de aula
conteúdo

Notícias

Projeto premiado teve embrião em sala de aula

Watergo partiu de ideia durante a disciplina de Sistemas Embarcados
última modificação: 26/01/2022 09h35

“Watergo: levando água para quem precisa'' é o nome do projeto campeão da competição Tech4Good, na categoria Audiência, da gigante de tecnologia Huawei, cuja equipe propositora é integrada por discente do IFCE de Fortaleza. A ideia inicial da proposta representante do Brasil, que busca tornar mais eficiente a entrega de água para famílias dependentes do abastecimento de suas cisternas por caminhão pipa, foi desenvolvida em trabalho final da disciplina de Sistemas Embarcados do bacharelado em Engenharia de Telecomunicações do campus da capital cearense.

 A integrante da equipe Digital4People e aluna do bacharelado Saskya Pimenta lembra que “o professor Anaxágoras (Girão) achou interessante meu trabalho final, que previa, em escala menor, um sistema de medição do nível da água e enviava mensagem para um celular”. Aprimorado pelo grupo de estudantes campeões da competição na Huawei, a discente revela que os planos, depois do destaque na disputa, são continuar aprimorando o projeto, fazer um piloto e conseguir financiamento.

De acordo com o projeto, um sensor inteligente seria instalado no topo das cisternas e teria como função medir o nível da água e enviar a informação ao software Watergo. De modo resumido, o programa reuniria todas as entidades envolvidas no processo, a exemplo de operadores, pipeiros, caminhões-pipa, cisternas, mananciais e rotas de entrega. Há previsão, inclusive, de aplicação mobile, ou seja, para celulares, permitindo que os pipeiros possam conferir as melhores rotas de entrega, as cisternas em pior situação de abastecimento e, portanto, prioritárias, além do progresso mensal de entregas. 

Eleito, este mês de janeiro, campeão com 62.904 votos digitais - 84% do total de 74.881 votos - o projeto é de autoria, além de Saskya Pimenta, dos estudantes Lucas Guedes, Luiz Dall Agnoll, Luis Costa, Marcello Bittencourt, Otavio Cordeiro, Paulo Neres, Pedro Castardo, Prycilla Romão, Renata Nascimento e Waley Vital. As equipes da Líbia e da África do Sul ficaram com o segundo e terceiro lugares na disputa.

 

Márlen Danúsia - campus de Fortaleza