Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Projeto incentiva diálogo com teatrólogos

Projeto incentiva diálogo com teatrólogos

Atividade pretende aproximar a comunidade acadêmica e o teatro cearense
última modificação: 11/12/2015 16h55

A Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza do IFCE estreia, nesta quinta-feira (28/02) às 18h30, no auditório Iran Raupp, o projeto "VERBORAÇÃO - Conversas sobre Teatro". A iniciativa, gratuita e aberta ao público, pretende criar um espaço de debate que visa refletir o teatro cearense por meio de debates bibliográficos com nomes de destaque da cena teatral cearense.

No encontro de estréia, o entrevistado será o ator, autor, encenador e diretor teatral Ricardo Guilherme, dramaturgo de reconhecida trajetória teatral, já tendo encenado mais de cem espetáculos ao longo de quatro décadas de atuação. Também jornalista, contista, cronista, poeta e roteirista de cinema e TV, Ricardo Guilherme é o formulador da teoria e do método do Teatro Radical Brasileira, objeto de pesquisa de alguns trabalhos acadêmicos.

O responsável por entrevistar o dramaturgo será o coordenador da Licenciatura em teatro, professor Thiago Arrais. Bastante otimista com o sucesso do iniciativa, Arrais relata de onde surgiu a idéia para a elaboração desse projeto. "A inspiração vem da necessidade de movimentarmos o curso com atividades de extensão, formativas para os alunos e de caráter aberto ao público da cidade. Verboração, além disso cumpre um papel de arquivo vivo do teatro cearense importante em vários níveis".

A perspectiva é que o projeto seja executado ao final de cada mês, com um professor do curso entrevistando um representante do teatro cearense. A iniciativa, além de valer como atividade complementar para os alunos do curso, estabelece interlocução da experiência discente com a experiência prática e de pensamento dos entrevistados, sendo também uma importante forma de integração entre estudantes, pensadores e fazedores da cena teatral.

Assunto(s): Teatro