Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > PGTGA chega à marca de 100 dissertações
conteúdo

Notícias

PGTGA chega à marca de 100 dissertações

Mestrado foi criado em 2008 após aprovação da CAPES
última modificação: 13/03/2018 12h01

Logo mais às 15h desta quarta-feira (28/02), na sala 02 do Bloco da Pesquisa, acontecerá a defesa da 100ª dissertação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental (PPGTGA) do campus de Fortaleza do IFCE.

O trabalho tem como tema “Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para determinação de resíduos e metabólicos de fármacos em águas superficiais do Açude Gavião da Cidade de Fortaleza-CE” e é de autoria do estudante Carlos Rodrigo Pinheiro, sob orientação da docente Rita Mickaela de Andrade. A banca examinadora da 100ª defesa será composta pelos professores Hugo Leonardo de Brito Buarque (IFCE), Emília Maria Alves Santos (IFCE) e José Capelo Neto (UFC).

Primeiro mestrado do IFCE, o PPGTGA iniciou suas atividades em 2008 e atualmente possui quatro linhas de pesquisa: instrumentos de gestão ambiental, hidrologia, tratamento de efluentes e de resíduos e monitoramento e controle ambiental.

Para o coordenador do PPGTGA, Adeildo Cabral, a 100ª defesa representa um marco de consolidação para o mestrado. "Chegar ao centésimo trabalho apresentado significa que o programa hoje já é uma referência na pós-graduação em nosso estado. Trabalhamos para melhorar a cada dia as condições ofertadas aos estudantes para que possamos intensificar o desenvolvimento de pesquisas".

Outra aspecto relevante do mestrado são as parcerias que desenvolve com diversas instituições de outros países como México, Portugal e Alemanha, proporcionando aos estudantes a possibilidade de intercâmbio e a vivência de novas experiências.

Para saber mais informações sobre o PPGTGA, acesse a página do mestrado.