Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Portáctil beneficiará alunos da rede municipal
conteúdo

Fortaleza

Portáctil beneficiará alunos da rede municipal

Ao todo foram vendidos 200 equipamentos que serão utilizados em sala de aula
última modificação: 04/12/2015 14h03
Professor Anaxágoras Girão durante treinamento no Imparh (Foto: Manuella Nobre).

Professor Anaxágoras Girão durante treinamento no Imparh (Foto: Manuella Nobre).

A possibilidade de ganhar autonomia e independência nas leituras é um sonho que alunos da rede municipal de ensino de Fortaleza portadores de deficiência visual estão prestes a concretizar. Isso será possível a partir do uso do Portáctil, equipamento desenvolvido por pesquisadores do campus de Fortaleza do IFCE juntamente com a empresa incubada AED Tecnologia. Trata-se de um recurso eletrônico, composto de um tablet e um mouse com células braille, que permite ao usuário total controle de navegação.

Na última segunda-feira, na sede do Imparh, foram entregues os primeiros 136 equipamentos, do total de 200, adquiridos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Também nessa ocasião teve início o treinamento dos professores que irão orientar os alunos no manuseio do Portáctil.

Para o professor Anaxágoras Girão, integrante da equipe que desenvolveu o projeto, essa etapa é bastante importante para a consolidação do equipamento. "Com o Portáctil chegando realmente às mãos dos deficientes é que poderemos avaliar a sua aplicabilidade e, se for necessário, fazer alguns ajustes, de forma a realmente torná-lo uma ferramenta eficiente e inclusiva para as pessoas que dela necessitam".

Bastante contente com a primeira comercialização da plataforma, o diretor da AED Tecnologia, Heyde Leão, ressaltou a importância da incubadora de empresa no desenvolvimento do Portáctil. "Temos a consciência de que a incubadora teve um papel fundamental nesse processo e isso reforça a importância de se incentivar o espírito empreendedor e pesquisador em uma instituição". A partir venda dos equipamentos, o IFCE receberá royats, dinheiro que seráinvestido em novas pesquisas.

O Portáctil funciona da seguinte maneira: o tablet e o mouse braile se comunicam por meio de um software e, a partir dessa comunicação, o texto que for digitado ou armazenado no formato do software pode ser lido, tanto no formato braile quanto pela via do áudio.