Notícias
PGTGA celebra 100ª defesa de dissertação
Carlos Rodrigo Lima Pinheiro, aluno do Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental, concentrava-se no canto da sala 2 do Bloco da Pesquisa. O trabalho, fruto de dois anos de estudos, estava pronto para ser avaliado pela banca ali presente. Os colegas de curso, a família e os professores dividiam a ansiedade que antecede a apresentação.
À primeira vista poderia ser mais uma defesa de dissertação, mas foi um marco histórico para o Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental. A pesquisa assinala a 100ª defesa do primeiro programa de pós-graduação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, criado em 2008, enquanto esta casa ainda era Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET).
“O mestrado nasceu de uma proposta ousada e de um esforço conjunto dos professores”, relembra o diretor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Rinaldo dos Santos, ressaltando que o desafio para os próximos anos é melhorar ainda mais os índices do programa de pós-graduação.
Foi também um encontro de gerações. Ao lado do novo mestre, o professor do IFCE José Edilson Pinto é um dos primeiros egressos do curso, teve sua pesquisa de mestrado sobre a utilização de resíduos da borracha de pneus em concreto de cimento Portland reconhecida internacionalmente e publicada em alemão, inglês e português. Ele ressaltou a qualidade das pesquisas desenvolvidas.
A produção acadêmica dos 10 anos do Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental será compilada em livro de resumos. A publicação foi anunciada e apresentada ao público pelo coordenador do programa, Adeildo Cabral.
“Um mestrado que faz sua 100ª defesa está mostrando a sua força”, ressaltou o diretor-geral do campus de Fortaleza, Eduardo Bastos, que falou sobre o esforço da gestão para entregar até o final do ano à comunidade acadêmica o espaço do bloco didático que vai abrigar a pós-graduação.