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Pesquisador do IFCE selecionado para curso na Finlândia

Um dos propósitos da formação é aproximar o ensino das demandas reais da sociedade
última modificação: 04/12/2015 14h52
Professor do IFCE realizará suas atividades na TAMK (Foto: arquivo)

Professor do IFCE realizará suas atividades na TAMK (Foto: arquivo)

Graduado em Telemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), o docente Domingos Sávio Soares Felipe, do campus de Fortaleza, é um dos 32 pesquisadores selecionados pelo programa Professores para o Futuro, na Finlândia. Ele vai participar de capacitação consolidada a partir das experiências de educação profissional do modelo finlandês de pesquisa aplicada, que tem como base a interação com o setor produtivo.

Esta é a primeira vez que é realizada uma chamada pública/seleção de professores da rede federal de educação tecnológica brasileira com este propósito. Os projetos de pesquisa apresentados por cada professor selecionado tem duração de 12 meses, sendo 5 desses executados na Finlândia, onde as atividades devem ser iniciadas a partir de 15 de agosto.

O professor Domingos Sávio, especialista em Engenharia de Software e Mestrando em Ciência da Computação, realizará suas atividades na TAMK - Tampere University of Applied Sciences. Ele é autor de um projeto voltado para a melhoria do processo de formação na área técnica e integração com pesquisa aplicada. Domingos enxerga o benefício que essa experiência trará para o IFCE. “Com certeza, o aprendizado e as experiências adquiridas serão compartilhadas com os colegas, quando regressar ao IFCE. Isso acrescenta, além da pesquisa que será realizada, uma participação institucional neste programa”, ressalta.

Na Finlândia, o ensino superior tem papel significativo na sociedade e no sistema nacional de inovação. O país conta ainda com um modelo de educação técnica que absorve cerca de 80% dos estudantes. No ensino médio, mais de 40% dos alunos optam pela modalidade integrada à educação profissional. Os diplomas, tanto do ensino médio regular quanto do integrado à educação profissional, dão acesso a instituições de ensino superior. A formação dos professores baseia-se em pesquisa, com exigência de dissertação de mestrado. Além disso, há cursos sobre prática didática e pelo menos um ano de estágio docente em escola municipal ou de aplicação.